Scroll Top

Artigos Gerais

Administração Financeira

Administração Financeira

Administração Financeira Parte I

Objetivo: Controlar e gerenciar o Orçamento Doméstico utilizando o Excel!

  • Nesta primeira parte vamos entender as razões comuns para o endividamento.
  • Na segunda parte Saúde financeira.
  • Na terceira parte Dicas para economizar

e finalmente na quarta e última parte Disponibilizarei uma planilha completa e com e com as fórmulas e funções em aberto para que você aprenda a desenvolver suas próprias fórmulas no Excel.

Você sabe controlar o seu orçamento doméstico?

A sua saúde financeira vai bem?

Nem sempre a administração do orçamento doméstico é uma tarefa fácil.
Fazer o orçamento doméstico, em resumo, significa examinar como o dinheiro é gasto e planejar, avaliando as reais necessidades, as prioridades, para poder viver dentro das reais condições financeiras.
A família também precisa está comprometida para que os objetivos comuns sejam alcançados.
O primeiro passo para controle de um orçamento doméstico eficaz é relacionar todos os gastos fixos (água, Luz, Telefone, Aluguel etc) e os variáveis (Saúde, lazer, Educação, etc.), podendo assim ter uma visão real das despesas que podem ser resolvidas ou mesmo eliminadas. Com essas informações em mãos, então se deve projetar o orçamento para os próximos meses, considerando também as despesas eventuais como volta às aulas e datas comemorativas.
Em relação às receitas é importante relacionar os valores líquidos dos salários, rendas, e recebimentos diversos para realizar os cálculos.

Razões comuns para o endividamento

  • Desemprego – Com a redução da renda, o corte de gastos deve ser a primeira medida a ser tomada.“Não se iluda com o FGTS e o Seguro desemprego, um dia o dinheiro acaba, e a recolocação profissional é incerta”
  • Divórcio – A realidade da separação de bens, principalmente o pagamento de PENSÃO traz enormes dificuldades ao orçamento.“Principalmente para quem constitui nova família, e todo mês precisa reservar o SAGRADO dinheiro da PENSÃO…é duro!!!”
  • Dificuldade de economizar – Uma das formas para evitar o endividamento é poupar, de início 5% da renda mensal é suficiente para começar a formar uma segurança.“O famoso PORQUINHO também ajuda muito, há momentos que as moedas do porquinho faz toda a diferença”
  • Falta de ajuste nas despesas – Quando o poder aquisitivo aumenta, as pessoas gastam mais, quando diminui, existe sempre uma dificuldade em se ajustar a nova realidade, acreditando que a situação é temporária, iniciando então um desequilíbrio financeiro. “É clássico, o sentimento de que vai ficar tudo bem, que é apenas uma fase, que é apenas um sonho, é difícil acreditar que terá que abrir mão daquele carro zero, daquela aula VIP, daquilo que é Supérfluo, mas te faz bem, mas ai você entende, que é preciso recomeçar, por o pé no chão, respirar fundo, e… você sabe o resto!”
  • Gasto de recursos ainda não recebidos – Englobam a utilização de recursos para o pagamento de despesas de forma antecipada. Caso o recurso não seja recebido, gera um rombo que normalmente é sanado com um empréstimo, gerando o início de uma dívida. “_Amigo! quer comprar meu celular novo? Quero não posso não meu salário não deixa não! _E o dinheiro que você vai receber do Domingueiro? Ah! é, quero sim posso sim! passa pra cá! _ Quero o Dinheiro dia 05 hein! Ok o Dodô vai me pagar mesmo dia 05…Chegando na data marcada…O domingueiro(Dodô), fugiu de casa… _ Amigo vim buscar a grana?...– Não preciso dizer mais nada! O Amigo ai vai ter que pagar do seu salário, porque Dodô já era!”
  • Jogos e outros vícios – Algumas pessoas acabam viciadas, perdendo completamente o controle dos gastos. “A dica aqui é…Não seja um viciado!”
  • Incapacidade de administrar o dinheiro – Muitas pessoas acabam incluindo os limites do cartão de crédito e cheque especial como parte integrante da renda e se esquecem dos juros altos, multas, taxas etc. “Tenha uma postura responsável, gaste apenas o que ganha, poupe mais, os limites de CC e Cheque especial é muito alto e é apenas para emergências, se precisou utilizar, cubra-os logo em seguida, evitando multas e juros sobre juros.”
  • Estabelecimento de metas e objetivos“Quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, para todas as áreas de nossas vidas, sem metas, sem objetivo, sem a disciplina no cumprimento dos mesmos, não se pode chegar a lugar algum!
  • Comprar compulsivamenteComprar compulsivamente é doença e se chama “oniomania” – Procure um psicólogo.

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.