Artigos Gerais jhonnylopes

Os 6 Passos para o Vendedor Profissional

Os 6 Passos para o Vendedor Profissional
A vida é um constate aprendizado, estou realizando um curso de técnicas de Vendas e gostaria de compartilhar como meus amigos e leitores do Blog Caminhos do emprego.
Público Alvo: Todos os profissionais, afinal, vender é uma arte, e mesmo você não trabalhando como Vendedor profissional, precisa a cada dia vender o seu trabalho para seu empregador, e clientes.

Os 6 Passos para o Vendedor Profissional

1 – Aparência Pessoal

É parte vital da atmosfera agradável que o vendedor precisa criar quando visita, seja um cliente efetivo, seja um cliente potencial.
A boa aparência ajuda conseguir simpatia do cliente. Por si só, é uma boa forma de abordagem.

Muitos diretores perguntam às secretárias:

“Que jeito tem ele?”.

Se ela responde: “Assim, assim”. É evidente que o vendedor tem uma desvantagem logo de início, se é que conseguirá a entrevista. Muitos vendedores não passam da sala-de-espera por causa se sua aparência no momento.
Boa aparência não significa seguir o último figurino. Nem deve o vendedor usar estilos extremados. Seu traje deve ser antes conservador, destituído do que possa atrair mais atenção do que sua própria oferta.

Entre os fatores da aparência se destacam o cabelo, as unhas, a pele e os sapatos. São tão importantes, para uma impressão favorável, quanto à roupa. Senão mais.

2 – Lealdade

Criar um clima de boa vontade para com a firma só é possível se o cliente respeitar o vendedor que a representa. Respeito e boa vontade resultam da lealdade do vendedor.

É qualidade preciosa no vendedor profissional. Lealdade para com os clientes e para com sua firma.

O vendedor que criou clima para trabalho contínuo e sastifatório conquistou essa situação porque soube convencer, por sua atuação, que é tão leal aos interesses dos clientes como aos da empresa que representa. Quando se compenetra de que todo negócio deve ser interesse múto (para o cliente e para a firma) aprende a não sacrificar sua lealdade para com um deles para servir ao outro. Nem o cliente nem a empresa têm a seu favor todas as vantagens e nenhum dos dois disputa todas as vantagens.

3 – Outras qualidades

Há qualidades complementares, que todo vendedor deve reconhecer e procurar adquirir.

A correção no falar e um timbre de voz agradável são importantes. Algumas vozes têm um natural tom sarcástico. Maneirismos geralmente indispõem o comprados. São ás vezes tão irritantes que o fazem perder a paciência. Eis alguns:
-movimentos repetidos do corpo, das pernas ou do rosto, dos quais nem sempre o vendedor tem consciência;
-tamborilar na mesa;
-girar no dedo o chaveiro ou a corrente do relógio;
-estalar os nós dos dedos;
-torcer a sobrancelha;
-balançar a perna cruzada;
Podem pôr a perder uma entrevista, porque desviam atenção do cliente e o deixam nervoso.

Falhas mais comuns no falar e que precisam ser evitadas:
1. Falar afetadamente.
2. Falar muito depressa.
3. Usar, tão de mansinho que o cliente quase nem ouve.
4. Usar claros repetições e maneirismos como: “entendeu”?”“, “que tal”, “ claro. Claro”, “sem dúvida, sem dúvida”.
5. Usar exclamações como “ahnn… ahaa… “hummm”, etc.
6. Olhar em volta, para tudo, menos para o cliente, enquanto fala com ele.

4 – Para ser um bom Vendedor

Lembre apenas isto: essas qualidades podem ser adquiridas se postas em funcionamento pela preciosa centelha que é a automotivação força que leva o homem a desejar as melhores coisas da vida para si próprio se para sua família e a querer uma posição acima do homem comum.

As coisas mais importante , em vendas é você. O que você faz e como o faz determinarão a medida do seu êxito. Qualquer um poderá obter um bom lugar de vendedor, por pensar que é vendedor, porém não conseguirá se manter nele.

A profissão tem tropeços que o profissional aceito como ossos do ofício: fregueses perdidos gorados, concorrência feroz, protela mentos, viagens, relatórios, reclamações, etc. Mas quem não tenha adquirido a consciência da profissão, coisas como essas acabam por desanimá-lo, e um dia ele se pupreenderá, pondo já boa parte de suas energias em outras atividades.

5 – Quais são as tarefas e responsabilidades de um vendedor?

-visitar clientes;
-conversar com clientes sobre produtos e serviços e atualizam com novas informações;
-tirar pedidos dos produtos e serviços;
-coordenar contratos e pagamentos com clientes;
-encontrar e contatar novos clientes em potencial;
-coordenar a entrega e instalação de produtos;
Treinar clientes em como usar os produtos;

6 – Saúde

A saúde é bem preciosa, verdadeiro alicerce das demais qualidades.
A boa condição física dá ao trabalho todo o impacto de uma saúde perfeita. Homem doentio ou fraco não pode dar condições convincentes á argumentação, dar- lhe peso, poder dominante.
Perturbações físicas obrigam a trabalhar em desvantagem.
Absorvem atenção. Deixam a pessoa rabugenta e morosa, transformando ninharias em obstáculos.

Fonte: Curso Brasil Treinamentos

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.