Artigos Gerais jhonnylopes

Telemarketing Call Center

Telemarketing Call Center

Mercado paulista de Contact Center projeta crescimento em média de 20% de profissionais acima dos 40 anos em 2011

“A experiência e maturidade destas pessoas e a necessidade de qualificação, e responsabilidade são os principais motivos desta busca pelas empresas”, ressalta Braz. O executivo ainda complementa “para este público, trabalhar significa que estão ativos, motivados e que realizam tarefas importantes no seu dia-a-dia”.
A TMKT, por exemplo, tem uma ação voltada para profissionais entre 35 e 60 anos que é o “Projeto Recomeçar”. “Este projeto é feito em parceria com os nossos clientes e percebemos que estes profissionais têm um nível muito bom de dinamismo, vitalidade e flexibilidade, além de obter excelentes resultados na execução de suas atividades”, afirma José Ricardo, gestor de Relações Humanas da TMKT.
A Trade Call Service também tem iniciativas para profissionais mais experientes “nós tivemos uma grata surpresa, porque vimos que, os mais velhos ouvem mais e por isso, apreendem muito mais”, afirma Moracy das Dores Consultor da Trade Call Service. O executivo ainda acrescenta “estes colaboradores não costumam faltar, nem apresentar atrasos. O comprometimento é o grande diferencial, mas, nunca pensamos em substituir os mais jovens, ao contrário, mesclamos com os profissionais acima dos 40 anos e os resultados são positivos”.

Fonte: http://www.inteligemcia.com.br

Lição de casa para os mais jovens

— Qual a lição nós mais jovens poderemos aprender com esses grandes Executivos, esses grandes e experientes gestores?

Temos que observar as características que eles valorizam tais como:

  • Dinamismo
  • Vitalidade
  • Flexibilidade
  • O saber ouvir
  • A pontualidade
  • O comprometimento apontado acima como o grande diferencial.

Você sabe quais são as aplicações do Telemarketing?
Fique por dentro!

Aplicações do Telemarketing

SAC –

Basta procurar nas embalagens dos produtos um número, geralmente que inicia com 0800 e junto deste número o nome SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente ou Consumidor). Quando um cliente compra um produto em um supermercado não tem contato com a empresa diretamente, se quiser reclamar da nova embalagem, ou dar sugestões de novos sabores, se faz necessário um meio para que isso ocorra e o telefone é a maneira mais rápida e prática de fazer isto.

O SAC serve de ponto entre empresa e consumidor. Geralmente está instalado em um call Center, seja ele próprio ou terceirizado.

— Com o crescimento e popularidade e interatividade da internet, Muitas empresas estão atendendo também via CHAT, MSN, Skype ETC.

Televendas –

Televendas é um dos maiores contratantes. Utilizando um banco de dados de qualidade, as empresas conseguem aumentar o faturamento e fazer com que o cliente tenha a comodidade de comprar, sem sair de casa, com muito menos custo, pois economiza em transporte, alimentação, despesas que ocorrem quando os clientes saem às compras.

Uma gravação do contrato e da autorização do cliente ou contrato é essencial, desta forma evitam-se prejuízos, para ambas as partes.

Pré-Agendamento

Tempo é preciso, ainda mais atualmente, num mundo globalizado, quanto melhor o administrarmos mais competitivos seremos.
O telemarketing ajuda, e muito. Se pensarmos quantas vezes um vendedor que visita empresas ou lojas chega num momento no qual o cliente não pode atender, veremos que, realmente, há um desperdício de tempo e dinheiro.
Para solucionar problemas como esses o pré-agendamento de visitas é perfeito, por meio do telefone, agendamentos são realizados e assim os vendedores terão uma produtividade mais alta e uma maior taxa de conversão. Veremos taxa de conversão na aula de televendas, mas para não passar em braço segue uma explicação rápida.

Ações promocionais –

As metas são comuns no ambiente de trabalho. Há metas de faturamento, de vendas, diminuição de custos. Muitas vezes ações promocionais são a saída para o cumprimento de algumas delas. Para empresas que querem promover um produto novo, ou alavancar as vendas de outro, o telemarketing é a solução. Em todo contato que os operadores têm como cliente, uma promoção é oferecida, desta forma a empresa alcança um número grande de pessoas.

Atualização de cadastros –

No trabalho do telemarketing ativo, o cadastro é fundamental, pois é o meio pelo qual operadores podem conseguir os dados para entrar em contato com os clientes.
Se estes dados não estiverem atualizados, o trabalho sofrerá com a perda de produtividade. É desmotivador e improdutivo para o operador ouvir: ”ela mudou” ou “esse telefone não é mais dele”. Cadastros com os quais acontecem isto chamamos de frio, já aqueles que produzem um bom resultado, de quente.
Um banco de dados bem formado é atualizado é a ferramenta para bons contatos. Os investimentos para manutenção dos cadastros são baixos e dão a ilusão de que o telemarketing não é uma boa ferramenta, uma inverdade.
Comprar um banco de dados é simples? Claro que não! Há muitos fatores envolvidos num cadastro de qualidade como; atualização, perfil do cliente, sexo, bairro, cidade, idade. Quanto mais completo e direcionando, melhor, pois a empresa poderá ofertar o produto ou serviço de acordo com o perfil do cliente. Neste caso diminuindo objeções antes da compra e reclamações após.

Tele pesquisa –

As empresas precisam entender, de tempos em tempos, as mudanças no comportamento do consumidor: como ele usa os produtos, por que o faz, freqüência de compras, opinião sobre temas diversos. Estas pesquisas são essenciais para mudanças na produção, extinção ou criação de produtos, melhorias ou ainda definição de estratégias para conquista de novos mercados, dentre outros fatores. Fazer isso pessoalmente, de porta em porta, demanda tempo e investimento, por que não fazer por telefone? Economia de tempo, investimento e resultado satisfatório são garantidos quando os roteiros são respeitados e o treinamento das pessoas é adequado.

Objetivos das pesquisas:

  • Tendências de mercados;
  • Perfis de clientes;
  • Hábitos dos consumidores;
  • Índices de sastifação;
  • Intenção de compra;
  • Formas de utilização dos produtos.
Esta é mais uma aplicação para o telemarketing.

Help Desk –

Esta é uma das áreas do telemarketing que remunera muito bem. È um serviço especializado em ajudar usuários nos problemas ligados á informação á informática, tanto físicos quanto com relação aos programas. O termo help significa ajuda.
Com o crescimento do número de usuários de computador, este serviço tem um futuro muito promissor, os atendentes desta área geralmente têm o curso superior completo, estão cursando ou finalizaram algum curso técnico. Em alguns casos, certificações em programas específicos devem ser solicitadas de acordo com a necessidade dos clientes internos ou externos. Alguns exemplos de certificação são: MCP Microsoft Certificate Professional, CCNA Ciscos Certificate Network Academy. 
Ter paciência e gostar de ensinar são pré-requisitos importantes do comportamento, pois, além de ajudar, em alguns casos precisam ensinar os usuários a compreender melhor o funcionamento do sistema.

Prospecção – 

É um conjunto de técnicas que visa pesquisar, fazer estudo preliminar de pessoas e seus sentimentos. No telemarketing visa buscar clientes. A prospecção é essencial para empresas que precisam multiplicar o banco de dados. O atendente pode aumentar o número de cadastros pedindo indicações de clientes satisfeitos. Também pode identificar perfis de clientes em potencial e trazê-los até a empresa com uma campanha específica de promoção ou evento.
Esta tarefa é útil, principalmente, para empresas em franco crescimento.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.