Scroll Top

Artigos Gerais Reflexão

Trabalho e Realização

Trabalho e Realização

Trabalho e Realização

O assunto de Hoje eu dedico ao Leitor Antonio Marcos de 24 anos, o mesmo fez um comentário na postagem Talento e Aptidão e ainda perguntou:

“Parabéns pela abordagem do assunto. Pergunto… – Meu sonho é ser maestro, mas tenho que decidir entre o curso de administração ou Musica (ambos na UFPI). Qual a sua opinião? Realização ou mercado de trabalho? – Detalhe, tenho 24 ANOS.” 
Assim como o Antonio Marcos, eu e muitos jovens estamos fazendo essa mesma pergunta neste momento, Devo me dedicar ao mercado de trabalho ou uma realização pessoal?

Nunca deixe de Sonhar

Comecei a trabalhar desde cedo, aos 10 anos já vendia cocada na feira, gelinho, sorvete (picolé) etc. Aos 13 anos fui morar na cidade de São Paulo, aos 15 comprei meu primeiro violão “Com o dinheiro que juntei catando latinhas na rua”. Trabalhei de Ajudante de pedreiro, balconista, vendedor porta a porta, panfleteiro, Auxiliar de Protético, dentre muitos outros trabalhos braçais.
Em 1999 tive meu primeiro contato com o COMPUTADOR, pagava os cursos de informática trabalhando como Servente de Pedreiro, Dentro de mim habitara o sonho de ser CANTOR “Realização”, e para deixar os trabalhos braçais, eu desejava com todas minhas forças ser Professor de Informática “MERCADO DE TRABALHO”.
Terminei meu ensino médio com 19 anos, além de ter terminado já tarde o ensino médio eu queria fazer uma faculdade, teria de decidir entre Música e Informática, no entanto eu não tinha condições de pagar nenhum dos dois.
Foi ai que em 2003 eu resolvi aguçar meu lado autodidata, mergulhei nos cursos profissionalizantes, consegui meu primeiro trabalho como Professor de Informática, mas não desisti da música, nos finais de semana, no “fundo do quintal”, “na garagem”, às vezes em Studio, lá estava eu hora tocando violão, hora contrabaixo, Participei de Bandas de Forró, Rock, Gospel, Reggae, Samba ETC.
Hoje com 8 anos de Experiência em Informática retornei à Bahia, onde montei meu negócio próprio, e estou podendo me dedicar mais à musica, me decidi por gênero gospel, com mais de 20 composições de minha autoria já posso considerar que sou compositor Gospel, eu louvo ao Senhor em igrejas de minha região, e já estou trabalhando para a gravação de meu primeiro CD.
Ser cantor, é, foi, e sempre será o meu Sonho, ainda não está totalmente completo, mas já sinto o sabor da vitória, posso dizer e não me envergonho “que a escada do sucesso não começa no primeiro degrau nem termina no último” com essa expressão eu quero dizer, que para chegar ao primeiro degrau eu tive que literalmente “catar muitas latinhas”, e o último degrau será na eternidade, “será na Glória com o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
Hoje eu já sinto uma pessoa totalmente realizada, porque tenho Paz em meu coração, a paz do Senhor Jesus Cristo, fazendo o que gosto consigo conciliar Mercado de trabalho e realização pessoal (Atualmente Toco Guitarra, canto e componho, e crio meus próprios arranjos). Estou sempre estudando Informática e Música, atualmente estou aprendendo tocar Bateria.
No quesito mercado de trabalho (Leciono Informática).
E em realização Pessoal (Leciono Violão, Guitarra, e contrabaixo).
É possível conquistar nossos sonhos através da persistência, dedicação, comprometimento disciplina, e muitas outras qualidades e habilidades que descobriremos pelo caminho.

Mercado de Trabalho ou Realização?

Essa é uma pergunta muito delicada de responder, porque independente da pessoa ter ou não recursos financeiros para estudar nos melhores colégios, uma decisão errada aqui poderá prejudicar e comprometer o sucesso profissional e pessoal mais adiante, não é os cursos que formam uma pessoa, e sim as experiências práticas, e o quanto persistimos, é o poder de transformar as adversidades, os obstáculos em degraus para a subida da “ladeira da vida”.


Para concluir meu raciocínio:

Geralmente os nossos sonhos estão relacionados a trabalhos prazerosos, como o do nosso amigo Antônio que Sonha em Ser Maestro, e no meu caso Cantor. Nós sabemos que viver de música é possível, no entanto Difícil, é para poucos! E muitas vezes poderão levar muito tempo para o sucesso.

É por isso que aconselho que no caso do Antônio, decida por administração, é uma área que está em alta no mercado, e a dica aqui é:

O Administrador tem um campo de infinitas possibilidades, Você pode ser um Administrador de uma Gravadora, de uma escola de Música, de uma emissora de TV, assim Antônio você estará pertinho do seu sonho, o importante é você levar ele sempre com você, faça com que as pessoas saibam de seu sonho, assim as oportunidades surgirão naturalmente à medida que você deixe transparecer isso no meio que estás inserido.
Leve isso para todas as esferas do seu dia-a-dia, não perca uma oportunidade relacionada ao seu sonho, quando você se formar, conseguir um excelente emprego, vá investindo em seu sonho nas horas vagas, nos dias de folga, sendo assim o seu sonho jamais morrerá e quando você menos imaginar, o dia que você não estiver esperando, o Sonho se concretizará e você alcançará a tão sonhada realização.

Reflexões para manter o sonho vivo.


Texto para Refletir

Um homem investe tudo que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não!
Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o taxavam de “visionário”. O homem fica chateado? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera? Não!
Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente arrasa. Essa é a gota d’água e o homem desiste?Não!
Imediatamente após a guerra segue uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor à bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais de cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história:
Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteira. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!” Você pode estar a um passo do sucesso e da sua realização.
Dê mais um passo, trabalhe mais um dia, persista mais um dia.

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

2 Comentários

  1. Thiago Dantas disse:

    O post de hoje trouxe uma reflexão bastante relevante. Parabéns pelas palavras, Jhonny.

  2. Jhonny Lopes disse:

    Obrigado Thiago pelo comentário, obrigado pelos parabéns, Eu realmente acredito que embora eu não possa viver meu Sonho Hoje, No momento certo, vai chegar a minha Vez! Tenha uma Excelente Quinta – Feira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.