Emprego Tradicional jhonnylopes

O fim dos Empregos – Trabalho Online

O fim dos Empregos – Trabalho Online

O Fim dos Empregos

A maioria das pessoas, salvo raras exceções e pessoas afortunadas. Nas duas últimas décadas do século XX, é impressionante como o número desempregados aumentou em todo o planeta. Países que se orgulhavam de ter índices baixíssimos de desemprego, defrontam-se, hoje com taxas de 5% de desempregados. Em alguns países, esse índice chega a ser de 20% e com tendência de aumentar.
A que se deve tal situação? Seria esse desemprego em massa e global algo passageiro? E se não for algo passageiro, haveria alguma forma de deter o processo do desemprego? Haverá empregos no futuro? Tentar responder a essas questões é uma pretensão que está além de nossas capacidades, já que os autores deste trabalho não são especialistas em assuntos econômicos. Não temos a solução para o desemprego e não acreditamos que existam soluções fáceis para o desemprego. Não podemos falar muito sobre o que ocorrerá com o emprego no futuro, a futurologia não é nosso forte.

O que podemos fazer, no momento, é tentar entender alguns dos processos que regem a forma como são criados e destruídos os empregos; tentar entender o que é um emprego; e discorrer sobre as possibilidades do futuro. (sem esquecer que são apenas possibilidades). Nosso enfoque sobre a questão do desemprego vai dar importância aos processos eletrônicos e computacionais que estão impulsionando essa onda de desemprego no fim do século XX, mas devemos lembrar que esses são apenas alguns dos fatores, apesar de fundamentais, que estão influenciando a crise de emprego de nossa época.
Nossa esperança é proporcionar, aos leitores, um estímulo para pensar nessas questões. Dessa forma, esperamos que nossos leitores fiquem mais preparados para entender e, quem sabe, enfrentar o futuro incerto que poderá vir a acontecer, se as piores previsões se concretizarem.
Sem perder mais tempo com essa introdução, iniciaremos nas páginas seguintes o desenvolvimento de nosso assunto.

A Aetna Life and Casualty Co., gigantesca companhia de seguros, descobriu que tinha 435 manuais diferentes que precisavam ser atualizados constantemente. A direção da empresa decidiu eliminar a página impressa, em benefício da informação armazenada eletronicamente. Agora, quando um manual precisa ser atualizado, a atualização pode ser feita eletronicamente e estar acessível a todos os 4200 funcionários de campo – sem a necessidade de composição tipográfica, revisão, impressão, conferência de paginação, encadernação despacho e arquivamento. A Aetna economizou mais de US$ 6 milhões anuais, com a transição para o manual eletrônico. Mais de cem milhões de páginas de adendos a atualizações, ao custo de 4,5 centavos por página, deixaram de ser enviados. Menos trabalho com papel significa menos funcionários. A Aetna fechou seus escritórios onde os funcionários não faziam mais do que atualizar manuais.

O processo de reengenharia nas corporações está apenas começando e o desemprego já está aumentando; o poder aquisitivo dos consumidores está caindo e as economias domésticas estão cambaleando em conseqüência do impacto do achatamento das gigantescas burocracias corporativas…

Emprego e Trabalho Trabalho

A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.

  • Trabalho:
    De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.
  • Emprego:
    É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.

… O trabalho é, talvez, o principal fator que determina a sociedade, suas estruturas e funcionamento; o inverso também é verdadeiro. Assim, enquanto existir uma sociedade, existirá trabalho, pois aquela não pode existir sem esta (o mesmo pode não ser verdadeiro em relação ao emprego)…
… Fica claro que compreender o trabalho e o emprego é importante em qualquer ocasião e época; mas é mais importante ainda entender o trabalho quando a sociedade está em um processo de mudança, de revolução; pois o trabalho certamente será influenciado e influenciará as mudanças e a sociedade…

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.