Scroll Top

Artigos Gerais

Dinâmica de Grupo

Realizar Dinâmica de grupo na hora da seleção é uma estratégia que cada vez mais tem sido usada pelas empresas, até aqui, estivemos falando do currículo nas postagens anteriores veja:

 

Falamos também da entrevista de emprego e em todos os meios de seleção enfatizamos os comportamentos Veja:
Pois é neste momento que o recrutador da empresa vai observar este comportamento em relação ao grupo.
As dinâmicas são elaboradas em forma de situações problema, nas quais você deverá participar desempenhando um papel, exercendo uma tarefa, se relacionando com pessoas, expondo seus pontos de vista, ouvindo os outros, discutindo e debatendo.
Não é fácil prever qual é a melhor atitude e o que o recrutador espera como resposta dos candidatos. Mas não se preocupe, este é o momento em que não devemos ser afoitos, precipitados, nem demonstrarmos ser os mais rápidos. Esse é o momento de ter bom senso.
_Aqui vale algumas dicas: seja você mesmo! Tente ser o mais natural possível! Arrisque no sentido de ousar, fazer diferente! Aja com muita sabedoria! E acima de tudo como sempre venho recomendado tenha bastante Humildade, pois quanto mais você for um elemento que contribui para os resultados do grupo, melhor será seu desempenho, nenhuma empresa está a procura de funcionários egocêntricos.
As atividades propostas nas dinâmicas de grupo avaliam diversos pontos da personalidade e do perfil profissional, entre eles:
  • Capacidade de ser amigável: gosto por fazer novas amizades no grupo, transmitir calor humano e bem-estar nas relações de amizade;
  • Capacidade de manter amizades: desejo de estar na companhia de pessoas para o trabalho e diversão;
  • Capacidade de expressar suas idéias: colocação de idéias próprias tão logo quanto possível;
  • Capacidade de ser ativo: o quanto a pessoa é ativa e mantém o ritmo do trabalho, seja ele intenso ou de menor pressão;
  • Capacidade de buscar novas idéias: buscar novas idéias e conciliar com as suas, e capacidade de correr riscos;
  • Capacidade de manter o positivismo: em diferentes situações manter o otimismo, a expressão a alegria e ânimo;
Alguém que seja fraco em algumas habilidades técnicas, mas que seja forte em competências como iniciativa e orientação para resultados, em geral vai se mostrar um funcionário melhor.
Ele usará sua iniciativa e orientação para resultados na constante busca de aprender novas habilidades para desempenhar melhor o trabalho.
_No texto acima eu disse: “seja você mesmo”. No entanto eu gostaria que você parasse por um pequeno instante e com toda sinceridade e profundidade refletisse “Quem sou eu?” “Qual foi o dia mais feliz de minha vida?” “Quem são as pessoas que mais amo?” “Onde eu quero chegar?” “Qual é meu maior sonho?” respire fundo! E solte o ar bem devagar, sinta o ar entrar em seus pulmões, pense agora em um lugar tranqüilo, calmo, sem barulho, que você possa sentir a brisa tocar o seu rosto, que você possa ouvir o canto dos pássaros, entre em sintonia consigo mesmo! 
Agora que você está mais calmo(a) e tranqüilo(a), já está preparado(a) para vencer, Saiba que você nasceu para vencer!
Att.
Por Jhonny Lopes

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.