Scroll Top

Artigos Gerais

Qual é a sua profissão?

Reflexão sobre profissão, trabalho, aptidão, carreira, emprego, empreendimento e afins.

João e Maria:

Olá João quanto tempo hein! Como vai?

– Vou bem Maria e você?
– Estou ótima, e você está trabalhando em que, qual é a sua profissão?
– Eu sou Técnico Saneador de Vias Publicas (Gari).
– Ah! Que chique você é técnico!
– isso mesmo, e você o que faz?
– Eu sou Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro).
– Você ta podendo hein Diretora! Fiquei até envergonhado Maria, vou te contar a verdade, eu Sou um simples varredor de rua, um gari.
– Eu também tenho que te confessar uma coisa João, eu sou faxineira de Banheiro!
– Sabe Maria, o que é mais importante, é que estamos trabalhando, temos uma profissão através da qual mantemos a nossa casa, e vivemos dignamente do suor de nosso rosto.
– É isso mesmo João, além disso, estamos contribuindo para a coletividade! Mudando de assunto, o Técnico João tem algum programa para o almoço?
– Tenho com você minha Diretora…
Criei esse diálogo fictício para ilustrar uma realidade vivenciada diariamente por nós brasileiros, muitas vezes temos vergonha de nossa profissão, se pertencemos ao cargo X tendemos a falar para as pessoas que pertencemos ao cargo y superior ao real, somos verdadeiros contadores de vantagens, principalmente quando estamos entrando para um novo círculo social de classe superior, quando conhecemos a nossa cara metade, amizade colorida, quando estamos à procura de emprego etc.
Com base no diálogo acima fica difícil responder a pergunta inicial deste artigo Qual é a sua profissão? A Minha resposta sempre estará condicionada a situação momentânea, devido a uma série de fatores como psicológico, emocional, social etc.

“-Sabe Maria, o que é mais importante, é que estamos trabalhando, temos uma profissão através da qual mantemos a nossa casa, e vivemos dignamente do suor de nosso rosto.
-É isso mesmo João, além disso, estamos contribuindo para a coletividade!”

Nesse trecho quero chamar sua atenção para um princípio que todo profissional deve ter.

Não use sua posição hierárquica para Humilhar, menosprezar a outrem. 

Reconheça que todo profissional está contribuindo positivamente para o crescimento da sua cidade, do seu município, do seu estado, do seu país. Todos nós temos diferenças, todavia somos humanos e somos interdependentes, ao chegar ao trabalho, cumprimente as pessoas com um sorriso, se interesse pelas pessoas, preocupe se com elas, quando estiver em uma posição hierárquica muito elevada, ao olhar para “baixo” tente enxergar o João e a Maria, olhe bem dentro dos olhos deles e saiba que ali dentro existe um Ser Humano, uma alma vivente assim como você, e lembre-se que em algum momento de sua vida você já esteve ou estará no lugar deles, na posição deles, onde a necessidade fala mais alto do que a escolha, onde a “liberdade” não tem o mesmo significado de ser livre. Onde os princípios e valores foram esquecidos ou totalmente invertidos.
 
Qual é a sua profissão?
Atualmente: Empreendedor Individual, Agente social, Técnico de informática, Professor de Informática e rotinas administrativas, Web Designer, Escritor e curador de conteúdo, compositor, Administrador do blog Caminhos do Emprego.
Já trabalhei: Vendedor de cachorro quente, Vendedor refrigerante no semáforo, Reciclagem de materiais (catador de latinha), vendedor porta a porta, Servente de pedreiro, ajudante de cozinheiro, faxineiro etc.
Tenho 28 anos, aprendi a ter humildade, dolorosamente quando eu era invisível, sim, já fui um homem invisível, quando eu estava catando latinhas para comprar o meu primeiro violão, quando eu estava trabalhando como servente de pedreiro para pagar meu primeiro curso de informática, quando maltrapilho andava pelas ruas da Grande São Paulo, já fui um homem invisível. Na escola da vida, a escola mais cara que existe, aprendi a valorizar:
  • Amor
  • Empatia
  • Esperança
  • Honra
  • Humildade
  • Perseverança
  • Respeito

Entre outras,
Porém a maior de todas, está registrado no livro mais antigo, mais lido e mais respeitado da humanidade a Bíblia.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
1 Coríntios 13:1-2”

Amor é tudo.

 Se você gostou dessa reflexão compartilhe com seus amigos.
Por Jhonny Lopes.

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.