Artigos Gerais Emprego Tradicional jhonnylopes

O que poderia melhorar de verdade no seu trabalho?

Caros amigos e visitantes do Blog Caminhos do Emprego, o artigo de Hoje não é de minha autoria! Tenho a honra de receber um Profissional excepcional e, quem sabe a partir de Hoje Ele venha  se tornar um Colunista Parceiro do nosso Blog.



Ale Monaceli.
Locutor formado pelo SENAC com passagem pelas rádios Transamérica e Metropolitana FM, trabalha como DJ a 20 anos na noite paulistana.
 
Formação Acadêmica na área de Processamento de Dados e também atuante na área de Compras a 17 anos na indústria química.
 
Tem como base estrutural em sua vida as artes de uma forma geral, desde os 8 anos ligado a musica e cinema é um amante e profundo conhecedor desse universo. Ainda nas horas vagas gosta de escrever sobre assuntos do cotidiano, cinema e musica.
 
 


Responsabilidade Compartilhada

O trabalho é fonte de nossa estrutura social, econômica e acreditem ou não de uma vida saudável. Alguém já se imaginou desempregado, sem trabalho, simplesmente sem nada para fazer? O que muito se diz, como gostaria de não ter que trabalhar, ficar em casa, é apenas uma reclamação pelo fato de termos às vezes muito por fazer ou simplesmente a eterna insatisfação humana, de ver valor no que não se tem, nesse caso: nada para fazer. 


  • O que poderia melhorar de verdade no seu trabalho? 
  • O que você poderia fazer para melhorar seu ambiente de trabalho? 
  • Como melhorar minha relação com meus colegas de trabalho? 
  • O que fazer para ter melhores resultados? 
  • Melhor desempenho? 



Essas são algumas perguntas que deveriam fazer parte da nossa rotina, e não somente: 

  • Por que ganho tão pouco? 
  • Por que meu colega de trabalho não faz a parte dele? 
  • Por que meu chefe me cobra tanto? 
  • Por que sou tão eficiente e os outros não? 
  • Por que não sou reconhecido? 
  •  Por quê? Por quê? 
  • EU EU EU somente EU. 


Eu acredito fielmente na responsabilidade compartilhada, mesmo sabendo da dificuldade de se dividir responsabilidades, todo mundo quer dividir ou pegar para si o mérito, não a responsabilidade, a possibilidade do erro. 
Responsabilidade individual é assumir riscos sobre algo que num ambiente de trabalho, pode ter participação de varias pessoas ou setores. É Fácil e corriqueiro dizer eu fiz minha parte, não é comigo. Se todas as pessoas pensassem em como resolver o problema e não somente passa-lo para frente, ou como ajudar seu colega a resolver aquele problema que tanto o aflige, porque de verdade dentro de uma empresa todo problema é coletivo, de alguma forma ele vai atingir a Empresa, que paga seu salário. 
 
A situação piora e muito quando isso se torna rotina, se transformando numa cadeia de desculpas, aonde a responsabilidade vai passando de setor em setor até o momento que ninguém mais tem culpa, onde todos são culpados. Existe um famoso e conhecido dito popular, tirar o meu da reta, que com tempo recebeu um UPGRADE: Tirar o meu da reta e por no mais próximo. 
 
Eu imagino o quanto seria mais interessante um ambiente onde todos tivessem responsabilidade, onde todos trabalhassem em conjunto pelos mesmos objetivos, e não existisse culpa, mais culpados. Onde todos trabalhassem em equipe, se ajudando, se cobrando, mas com a responsabilidade compartilhada, seja no erro, seja no acerto. Pode ser difícil, pode ser para o futuro, pode ser ingênuo, mas é assim que eu vejo a melhor forma de se trabalhar.
 
Autor: Alexandre Monaceli.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.