Artigos Gerais jhonnylopes

Recursos Humanos – Novos desafios

Recursos Humanos – Novos desafios

As relações de trabalho são as que geram maiores conflitos sociais, e devido a esse fato, as leis trabalhistas são as que mais proliferam.

As relações de trabalho na atualidade, devido à globalização, vêm passando por significativas   transformações tanto no Brasil quanto no mundo.

Desde a Revolução Industrial, e como decorrência dos abusos então cometidos, a intervenção dos estados nas relações de trabalho veio acentuando ate chegar a uma proteção excessiva.

A crise econômica, a globalização, a tecnologia e, como consequência, o aumento a competitividade e do desemprego tem forçado os países a repensar as formas de organizar o trabalho.

A sociedade moderna no admite mais sistemas muito rígidos de proteção ao trabalho.

Duas são as formas de adaptar a legislação trabalhista ás necessidades atuais de mercado. A primeira delas é a desregulamentação, expressão que significa eliminar a maior parte das leis regulamentadoras do trabalho, que passariam a conter apenas princípios fundamentais a nortear essas relações. A outra é a flexibilidade, que significa a adaptação das normas trabalhistas ás realidades sociais.

Utilizei esse texto base do Livro Assistente Administrativo do José Antonio de Mattos Castiglioni, para introduzir o tema flexibilidade.

Não só o recursos humanos, mas todas as áreas da empresa deve adotar uma postura flexível, a nova geração denominada geração Y, não gosta ou não sabe lidar muito bem com sistemas rígidos, inflexíveis, não!

_seu eu pudesse te explicar como me sinto quando não sou bem atendido onde quer que eu esteja!

o Departamento Pessoal precisa também saber tratar seus clientes! Afinal, quem são os clientes do DP ou RH?

Os clientes são os funcionários, que aguardam ansiosos a chegada do dia 20 e do 5º dia útil! e você precisa está preparado(a) para recebê-los bem, para sanar todas suas dúvidas, e prestar-lhes um serviço de qualidade e com excelência sempre!

O que ocorre é que: Avança a tecnologia, mas o ser humano continua o mesmo, ele tem anseios, sonhos, metas e objetivos, ele tem sentimentos, personalidade, temperamento, e são exatamente esse conjunto de características que determina sua relação com os demais colegas de trabalho. quase ninguém aceita mais trabalhar somente por dinheiro, lembre – se do triangulo de Maslow, as necessidades básicas do Ser Humano.

Triangulo de Maslow 02

Antigamente Você até poderia ter funcionários contentes com a penas as necessidades básicas do corpo, todavia depois da revolução industrial como citado acima, o homem procura chegar ao topo da pirâmide, a auto-realização.

Portanto será preciso ao Departamento Pessoal, o Recursos Humanos fazer o possível para trabalhar nas pessoas as necessidades sociais, de status e auto-realização, Pois só assim os funcionários se manterão motivados para realizar qualquer tarefa delegada, não somente pelo respeito a autoridade hierarquicamente superior, mas pelo fato de está em busca do topo, sempre perto de chegar lá.

 

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.