Scroll Top

Artigos Gerais

Recursos Humanos – Novos desafios

Recursos Humanos – Novos desafios

As relações de trabalho são as que geram maiores conflitos sociais, e devido a esse fato, as leis trabalhistas são as que mais proliferam.

As relações de trabalho na atualidade, devido à globalização, vêm passando por significativas   transformações tanto no Brasil quanto no mundo.

Desde a Revolução Industrial, e como decorrência dos abusos então cometidos, a intervenção dos estados nas relações de trabalho veio acentuando ate chegar a uma proteção excessiva.

A crise econômica, a globalização, a tecnologia e, como consequência, o aumento a competitividade e do desemprego tem forçado os países a repensar as formas de organizar o trabalho.

A sociedade moderna no admite mais sistemas muito rígidos de proteção ao trabalho.

Duas são as formas de adaptar a legislação trabalhista ás necessidades atuais de mercado. A primeira delas é a desregulamentação, expressão que significa eliminar a maior parte das leis regulamentadoras do trabalho, que passariam a conter apenas princípios fundamentais a nortear essas relações. A outra é a flexibilidade, que significa a adaptação das normas trabalhistas ás realidades sociais.

Utilizei esse texto base do Livro Assistente Administrativo do José Antonio de Mattos Castiglioni, para introduzir o tema flexibilidade.

Não só o recursos humanos, mas todas as áreas da empresa deve adotar uma postura flexível, a nova geração denominada geração Y, não gosta ou não sabe lidar muito bem com sistemas rígidos, inflexíveis, não!

_seu eu pudesse te explicar como me sinto quando não sou bem atendido onde quer que eu esteja!

o Departamento Pessoal precisa também saber tratar seus clientes! Afinal, quem são os clientes do DP ou RH?

Os clientes são os funcionários, que aguardam ansiosos a chegada do dia 20 e do 5º dia útil! e você precisa está preparado(a) para recebê-los bem, para sanar todas suas dúvidas, e prestar-lhes um serviço de qualidade e com excelência sempre!

O que ocorre é que: Avança a tecnologia, mas o ser humano continua o mesmo, ele tem anseios, sonhos, metas e objetivos, ele tem sentimentos, personalidade, temperamento, e são exatamente esse conjunto de características que determina sua relação com os demais colegas de trabalho. quase ninguém aceita mais trabalhar somente por dinheiro, lembre – se do triangulo de Maslow, as necessidades básicas do Ser Humano.

Triangulo de Maslow 02

Antigamente Você até poderia ter funcionários contentes com a penas as necessidades básicas do corpo, todavia depois da revolução industrial como citado acima, o homem procura chegar ao topo da pirâmide, a auto-realização.

Portanto será preciso ao Departamento Pessoal, o Recursos Humanos fazer o possível para trabalhar nas pessoas as necessidades sociais, de status e auto-realização, Pois só assim os funcionários se manterão motivados para realizar qualquer tarefa delegada, não somente pelo respeito a autoridade hierarquicamente superior, mas pelo fato de está em busca do topo, sempre perto de chegar lá.

 

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.