Scroll Top

Artigos Gerais

Inteligencia emocional no trabalho

Inteligencia emocional no trabalho

O que é e como colocar em prática a Inteligência emocional no trabalho?

Segundo Hendrie Wesinger. Phd, em sua obra Inteligência Emocional no Trabalho, publicado pela editora objetiva 17ª Edição, todos podemos usar as emoções como uma oportunidade. Quando você está motivado, é capaz de iniciar uma tarefa, persistir nela, prosseguir até concluí-la e lidar com quaisquer obstáculos que possam surgir.

Inteligência emocional é o uso inteligente das emoções em benefício próprio bem como em benefício de outras pessoas próximas a você.

Esse é o primeiro artigo de uma série de exercícios propostos para praticarmos e progredirmos  profissionalmente e emocionalmente em nossa vida real dos últimos dias!

Todos os exercícios e dissertações a seguir foram baseados no livro inteligência emocional de  Hendrie Wesinger. Phd, em sua obra Inteligência Emocional no Trabalho, publicado pela editora objetiva 17ª Edição.

Primeiro passo para usar suas emoções de maneira inteligente é Treinar sua autoconsciência.

Autoconsciência = Outra área da inteligência emocional, a autoconsciência é o termômetro que mede o seu grau de ansiedade, nervosismo , tom de voz etc. Ter consciência de que está ficando nervoso em determinada situação serve de alerta para abaixar o tom de voz, pra se acalmar, a autoconsciência nos fornece informações sobre nossos pensamentos, emoções, interpretações, sentimentos e intenções.

Exemplo: você está em meio a uma discussão: Sua emoção nesse momento = Raiva, sentimento=ódio, pensamento=palavras de “ataque”, interpretações= totalmente distorcidas e egocêntricas, intenções=“tapa, soco, ferir, agressão, puxão de cabelo” etc.

Neste momento a Autoconsciência lhe fornece todas as informações que poderão ser contornadas(aqui vence que souber usar inteligentemente as emoções) ou seja, fugir imediatamente dessa situação é mais inteligente do que ganhar essa discussão.

 

Diz um conhecido ditado “Bom de briga é aquele que cai fora”

 

Você pode pedir licença para se acalmar, e depois com os ânimos acalmados, poderá conversar melhor sobre aquela situação…

 

Continua no próximo artigo. Inteligência Emocional no trabalho – Parte II

Jhonny Lopes

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

2 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.