Artigos Gerais Excel Passo a Passo jhonnylopes

Salario minimo no Brasil – O que diz a Constituição Federal 1988?

Este artigo representa minha opinião pessoal com base em minhas própria pesquisas.

salario minimo1 – Salário Minimo e a constituição

Vamos ao artigo 7º Cap. IV – salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

V – piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;

VI – irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

VII – garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

VIII – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

E assim sucessivamente até o capítulo XXXIV – igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

O que me chamou atenção em primeiro lugar foi a seguinte questão? O salário Mínimo vigente hoje no Brasil cobre o previsto acima? moradiaalimentaçãoeducaçãosaúdelazervestuáriohigienetransporte:

2 –Vamos ao meu software (EXCEL) preferido fazer as contas:

Será que o “gigante acordou mesmo?” não era só por 20 centavos! Então era pelo que? o que mudou após as manifestações? cadê o gigante que se chama povo Brasileiro? São perguntas e a resposta depende de você!

3 – Preconceito Racial e discriminação

Outra questão que me chama atenção ainda nessa temática é a forma de contratação de algumas empresas que descaradamente fere a constituição em seu artigo 3º capítulo IV que Diz:

promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Quando Exigem “FOTO” no currículo, selecionando apenas aqueles que tem “Boa Aparência” – Esta é uma forma clara de preconceito racial e discriminação.

4 – Finalizando…

O que você acha dessa temática? O gigante acordou pu ainda está adormecido? esse post gerou mais perguntas do que respostas não é verdade! de qualquer forma, agradeço sua visita, compartilhe se achar necessário.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.