Artigos Gerais Qualificação Profissional

Como se sair bem na redação de um concurso?

Como se sair bem na redação de um concurso?
  • É comum a redação ser exigida em alguns concursos públicos como requisito eliminatório. Então, o candidato precisa se preparar psicologicamente e habilmente (em sua escrita) para passar uma boa impressão aos professores que corrigirão a prova, pois a redação é uma das principais disciplinas que promove o desempate entre candidatos.

Geralmente, as provas de concursos realizadas por Universidades ou Institutos Federais possuem um padrão de correção. Avalia-se a qualidade e as competências referentes à área ou ao cargo.

A maior parte dessas provas já tem um tema proposto juntamente com algum trecho que auxilie o concursando a elaborar o próprio pensamento. Só que, muitas vezes, o indivíduo tem que criar um título também que seja condizente com o tema.

Você deve saber que a regra fundamental para redigir uma boa redação é ter o hábito da leitura. Entretanto, muitas pessoas não o possuem. Mas convém na hora fazer algumas anotações com palavras-chave ou ideias que reflitam o tema, no rascunho (se possível), e reler o texto mais de duas vezes antes de entregá-lo.
Em toda redação que se preze, o escritor não deve extrapolar as linhas exigidas (se tiverem) e tampouco se utilizar de exclamações, lugares-comuns, jargões, gírias, abreviações, etc. Outra coisa importante é não fugir do assunto (cuidado com as divagações), sabe aquele famoso ditado: “Encher linguiça?” a fim de preencher as linhas.

Tentar utilizar mais a voz ativa que a passiva no texto. Preferir verbos em vez de advérbios. Não encher o seu texto com adjetivos. Evitar os clichês.

Caso o concurso seja da área de humanas, pode ser que a prova de redação permita certa criatividade por parte do candidato. No entanto, tente ser sutil na linguagem, sem exageros. Se for na área de Exatas, seja o mais específico possível (objetivo). Procure seguir uma linha de raciocínio, enfatizando o tema em questão.

Algumas dicas:

  • Leia com cuidado as instruções;
  • Use uma letra legível (escreva devagar);
  • Preste atenção ao tema (releia-o);
  • Seja original (não cometa plágio);
  • Evite generalizações;
  • Não tenha pressa de acabar a prova (havendo dificuldade, faça primeiramente a redação);
  • Coordene as ideias (cada parágrafo é um bloco de ideias);
  • Ao concluir, busque reafirmar sua posição ou questionar apenas (caso não se posicione). Contudo, dando sequência aos argumentos anteriores (no desenvolvimento).

Interessante é você ler um pouco sobre tudo o que acontece na contemporaneidade. Assim ficará atualizado com os temas em voga. Mas não basta só isso, ao ler sobre cada assunto, posicione-se, ou, pelo menos, pesquise opiniões.

O que professores analisam ao corrigir redações?

Para começo de papo, uma redação é um texto dissertativo-argumentativo. Isto é, o indivíduo argumenta sobre determinado tema ou assunto, explicando suas ideias, seja através de exemplos, ou por meio de contrapontos. E a intenção é a compreensão por parte do leitor sobre o seu texto escrito de forma coerente.

Logo, quem corrige uma redação atentará para a construção do pensamento do candidato ao expressar suas ideias no papel. Seu senso crítico, sua criatividade ou originalidade, o respeito à norma culta (pontuação, coesão e coerência) e a obediência à estrutura da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão), sobretudo, os parágrafos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.