Artigos Gerais Qualificação Profissional

Como conseguir mais visibilidade profissional?

Como conseguir mais visibilidade profissional?

Para ser notado (a) no âmbito profissional, são necessárias algumas atitudes que lhe proporcionem compensação durante atividades repetitivas, enfadonhas ou estressantes.

Para você que está desempregado (a), por exemplo, convém elaborar um currículo focado em uma área específica do seu conhecimento e atribuir qualificações pertinentes ao seu objetivo profissional, este posto logo após os dados pessoais.

“Elaborar um currículo focado em uma área específica do seu conhecimento”

E para os que trabalham em algum lugar, exercendo uma tarefa, ou em alguma coisa, como autônomo ou freelancer, é interessante criar parcerias, mesmo que não haja retorno financeiro de imediato, mas vale pela iniciativa e pela troca de ideias e experiências. Numa empresa, é bem vista a pessoa que é capaz de manter relações cordiais e amigáveis entre ela e os seus colegas, nas quais se pode perceber um esforço mútuo para o bem-estar alheio.

Iniciativa é a palavra-chave para se destacar (em qualquer espaço onde existam pessoas reunidas). Então, caso você seja funcionário (a) de uma firma, não espere seu chefe pedir algo novo quando já se fez o esperado, ou uma ajuda para resolver questões acumuladas. Faça. E no momento certo, você será recompensado (a).

Seguem agora algumas dicas básicas para quem estiver atuando em algum local efetivamente e queira alcançar uma posição melhor futuramente:

  1. Não tenha medo de se aproximar de seu superior e contribuir com suas sugestões para promover maior eficiência na rotina de trabalho;
  2. Ofereça-se para representar a empresa;
  3. Procure desenvolver e aplicar suas habilidades que não estejam sendo aproveitadas no seu trabalho;
  4. Participe de seminários, palestras e cursos de atualização e promova os seus próprios (de alguma forma);
  5. Inicie um grupo de discussão sobre temas relacionados ao mercado profissional e à interpessoalidade (pela internet mesmo e entre seus colegas – mas deixe que seu superior saiba).

Agora, para quem não está trabalhando e deseja uma recolocação profissional rapidamente:

  1. Não fique esperando que um empregador simpático lhe contrate. Apareça;
  2. Busque um trabalho voluntário, temporário ou cursos (até gratuitos) e os coloque no seu currículo resumindo cada um deles;
  3. Crie um blog ou página na internet onde você possa compartilhar seus saberes e / ou suas competências profissionais;
  4. Vá a congressos, eventos (geral) para conhecer pessoas e divulgar suas opiniões sobre assuntos do seu interesse e relacionados à sua área profissional;
  5. Acesse sites de empresas nas quais queira trabalhar e ligue para elas a fim de estabelecer algum contato, afirmando seu interesse em ser contratado (a) ou ser um (a) prestador (a) de serviços.

É isso. No mais, se você manter um pensamento positivo e acreditar no que você quer realizar, tão logo conseguirá concretizar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.