Emprego Tradicional Qualificação Profissional

Falta de Feedback

Falta de Feedback

Como se comportar diante da falta de um feedback da empresa na qual se trabalha ou para a qual deseja trabalhar?

 

F-e-e-d-b-a-c-k é uma palavra de origem inglesa e quer dizer retorno. Consiste em retornar a alguém positivamente, negativamente ou neutramente. É uma consideração que se tem com o outro. E faz parte da etiqueta. Mas nem todo mundo aplica isso em sua vida profissional, principalmente.

Uma das situações mais comuns é aquela em que o candidato faz uma entrevista almejando a um cargo numa determinada empresa e esta não lhe retorna com uma resposta.

Só para você compreender, o feedback neutro acontece quando uma pessoa responde a outra com gentileza, não revelando o motivo de uma recusa (digamos assim).

Há processos seletivos que são longos e requerem dos candidatos tempo, paciência, criatividade e preparo. Só que os recrutadores não correspondem à consideração que tal processo exige. E muitas vezes, esse fato ocorre não só por incompetência alheia, mas também por ser mais cômodo para quem seleciona evitar conflitos que possam vir a surgir diante de negativas.

Acredito que a transparência é vital para a educação e para o trabalho. Não se compara à grosseria ou agressividade, mas é uma atitude de agradecimento pelo tempo despendido e a sinceridade ao expor os requisitos que faltaram, no caso de candidato não apto a ocupar uma vaga de emprego.

Outra situação é estar empregado e realizar tarefas várias dentro da empresa, necessitando receber feedback por elas e isso não acontecer. O comum são os objetivos não estarem claros para o funcionário. Então, este espera pela atenção do seu superior até que saiba o que deve fazer. Isso está errado. Cabe ao empregado ter em mente aonde pretende chegar na empresa ou por meio de suas funções lá, galgar posição melhor futuramente, e perguntar ao chefe a finalidade de determinada atividade.

Uma empresa ou líder que tem competência para gerir outras pessoas é capaz de comunicar o(s) seu(s) propósito(s) de maneira que todos os envolvidos entendam. É importante que eles saibam o quê?, o por quê? e o como? Interessante é estabelecer uma permanente avaliação, sem que isso cause qualquer constrangimento.

Bacana hoje em dia é poder estar conectado, então, por que não aproveitar e criar um fórum ou espaço em rede para discussões, feedbacks, colaborações, perguntas e preocupações? É uma ótima ideia a fim de unir mais os colaboradores e os líderes de uma dada empresa.

Agora você notará como obter feedback quase que discretamente. Nem sempre a empresa não entra em contato porque você não foi aprovado, a rotina dela continua como sempre. Podem estar precisando de uma mão de obra extra somente e isso requer espaço, treinamento (muitas vezes) e investimento.

Dicas para você mesmo restabelecer contato de quem deseja obter feedback:

1- Caso tenha o email da pessoa que o entrevistou, redija como se fosse um bilhete (texto curto), e demonstre o seu interesse em receber um retorno da empresa;

2- Ligue e fale diretamente com o recrutador com empatia, e caso a resposta para você seja a do tipo: “Agradeço sua participação, e seu currículo ficará conosco para futuras oportunidades”, diga que gostaria imensamente de saber que requisito faltou pra ocupar o cargo;

3- Na empresa, como funcionário, seja objetivo e direto: “O que devo ter a certeza de continuar a fazer?”
É proveitoso no feedback o solicitar de forma precisa e exata, entende?

Assim: É mais fácil fazer uma pergunta específica do que fazer rodeios, por exemplo. Apontar os principais pontos de uma questão também é válido. Se você recebe um feedback que não compreende, peça que lhe deem exemplos que o esclareçam. Sempre peça explicações, não se acanhe.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.