Qualificação Profissional

Qual a importância da dinâmica de grupo em processos seletivos?

Qual a importância da dinâmica de grupo em processos seletivos?

Você, com certeza, já participou de alguma dinâmica de grupo durante um processo seletivo, certo?

E também, o que vou expor aqui pode ser o seu caso, pois muitos dos candidatos a uma vaga, quando convidados a participar de dinâmicas, ficam nervosos e não conseguem demonstrar a real competência e motivação para ocupar o cargo em questão.

Vamos lá às considerações a respeito dessa atividade eliminatória do processo de seleção de emprego para que você compreenda o sentido de ela existir.

Dinâmica de grupo é quando mais de duas pessoas estão reunidas em uma sala juntamente com um recrutador (área de Recursos Humanos e/ou de Psicologia) para estabelecer algum contato e trocar informações e experiências. É um processo de vivência em que se avaliam aspectos comportamentais, intelectuais e sociais.
Três palavras-chave que auxiliam na escolha e eliminação de um ou mais candidatos após uma dinâmica de grupo que, normalmente, não é a última etapa de um processo seletivo, são as seguintes: influência –empatia – conflito interpessoal. Esta última pode decidir por eliminar um candidato que se mostre intolerante às opiniões alheias, ou pouco colaborativo.

Iniciativa e criatividade

Em algumas situações, iniciativa e criatividade são elementos positivos para a seleção de candidatos que atendam a requisitos exigidos para a vaga na qual estejam concorrendo.
A equipe ou gestor de RH também avalia segundo a capacidade de cada participante apontar objetivos claros e inspirar os demais (caso comum em que os outros repetem o discurso do participante que obtém destaque na dinâmica).

Entretanto, como em todo processo, podem ocorrer desvios que costumeiramente são duvidosos numa avaliação. Por exemplo, promover uma dinâmica de grupo entre indivíduos com ideias e objetivos muito diferentes um do outro. Convém que o grupo seja heterogênio, mas precisa haver uma coerência em termos de maturidade e habilidades. Porque, senão, há a possibilidade de se cometer algum tipo de injustiça.

Toda dinâmica de grupo permite a exibição de como cada participante se comunica com o outro — claro que, no meio disso, aparecem os fatores inibidores que talvez não comprovem todo o potencial dos candidatos. Contudo, a dinâmica cria condições de percepção de alguma ideia ou coisa, e ainda, do outro.

“Toda dinâmica de grupo permite a exibição de como cada participante se comunica com o outro”

E para terminar, o essencial em uma dinâmica de grupo a fim de concretizá-la de forma assertiva e eficaz, é a figura do líder daquela pessoa que vai comandar todo o processo. Esta liderança precisa ser técnica e empática (cordial) deixando todos à vontade para corresponder à proposta do trabalho.

Por fim, uma das principais características do indivíduo que se sai bem numa dinâmica de grupo atualmente é ser cooperativo. Alguém que se comporte de maneira colaborativa alcança rapidamente a simpatia dos outros e obtém resultados satisfatórios.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.