Curriculo

Vantagens e Desvantagens de um Currículo Diversificado

Vantagens e Desvantagens de um Currículo Diversificado

Não sei se esse é o seu caso, mas ter um currículo diversificado pode ser tanto bom como ruim na conquista dos projetos profissionais. Descrever no(s) objetivo(s) profissional(is) e nas qualificações e experiências coisas variadas pode favorecer a atenção de diversos nichos do mercado de trabalho, entretanto, também pode presumir certa instabilidade ou falta de foco do profissional.

Vantagens

Dependendo da área da empresa na qual o sujeito expõe seus conhecimentos e habilidades, com um currículo diversificado, ele é visto como alguém flexível e vendável. Exemplos disto são as agências de publicidade, moda, cinema e etc.

Então, com a finalidade de atuar em uma empresa que seja engajada em promoção, fomento e estética ou plástica, vale até mesmo acrescentar vivências em viagens nacionais e/ou internacionais, como intercâmbios; cursos não diretamente ligados às áreas acima, mas que “conversem” com elas de modo que possam incluir novos conceitos e novas ações para gerar maior audiência e/ou visibilidade.

Desvantagens

Agora, é diferente se você pretende trabalhar em uma área mais “fechada”, digamos assim, porque não será compreendido por seus inúmeros saberes. Logo, cabe-lhe elaborar mais de um currículo a fim de que sejam direcionados para áreas específicas e em momentos diferentes.

Tratando-se de uma empresa na área administrativa, de informática, de marketing ou de educação, por exemplo, convém inserir no currículo, após os dados pessoais, somente um único objetivo que abranja até dois cargos almejados e, depois da formação, um resumo sobre as principais qualificações (habilidades e competências) relacionadas aos cargos e atividades extracurriculares relevantes.

Currículos muito extensos cansam o recrutador e são descartados. Encher o currículo de informações que nada tenham a ver com a vaga para qual está se candidatando, demonstra ausência de objetivo profissional. E as empresas não veem com bons olhos isso.

Outra questão importante é não colocar dados ou informações que não sejam pedidas pela empresa ou empregador, como foto, estado civil, número de filhos, redes sociais, pretensão salarial e etc.

Muitos ainda insistem em…

Nem preciso afirmar que contar mentiras no currículo não é ético e consequentemente aumenta os riscos de ser desmascarado mais cedo ou mais tarde, certo?

Quando tal motivação lhe tentar, supra as falhas que achar em seu currículo com qualidades e habilidades que possua para não ser também lembrado por não estar suficientemente preparado para o cargo.

“Concordo plenamente com Daniella, ainda gostaria de compartilhar o seguinte: “Procuro ser mais transparente possível, e na Entrevista, me coloco ABAIXO do que escrevi no currículo, ou seja, falo de minhas falhas e limitações, e digo que ainda preciso melhorar caso venha ser contratado! Assim mantenho a humildade, caráter e transparência em alta, e o resultado é fantástico.” Jhonny Lopes

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.