Artigos Gerais Qualificação Profissional

Vocação X Talento

Vocação X Talento

Você já parou para pensar nestes dois conceitos?

Vocação e Talento parecem ter significados idênticos, mas não o são. E compreender o que realmente eles significam, ajudará você a planejar melhor suas metas e desenvolver mais seu potencial.

Inclusive, você já deve ter ouvido falar que certas pessoas têm vocação para determinada tarefa no campo profissional, mas não possuem os talentos suficientes para concretizá-la.

Embora pareça estranho, isso é real. Hoje, no mercado de trabalho, valorizam-se as qualificações profissionais. Que têm alguma coisa a ver com vocação e talento.

Um indivíduo que possui formação na área administrativa, por exemplo, pode muito bem se qualificar, por meio de cursos, workshops, seminários ou congressos, na área de marketing digital. Uma das carreiras da atualidade. Tal indivíduo pode chegar à conclusão de que não tem a vocação de trabalhar no campo administrativo e burocrático, e devido gostar escrever em redes sociais, de acessar mídias, internet e aplicativos para se manter conectado com outros indivíduos, resolver estudar a respeito de marketing digital que abrange o universo de conteúdos geradores de conversões para diversas mídias sociais alavancando o sucesso das empresas.

“Uma espécie de consultoria criativa.”

Portanto, talento é o que você faz com facilidade e prazer. Como no exemplo acima, para que a pessoa desenvolva em nível de excelência o seu talento, ela precisa buscar qualificações. Diferentemente da vocação, para saber qual(is) talento(s) você possui, é possível mapear diversas atividades que lhes são hábeis, com base no conhecimento que se tem de si mesmo para ter um propósito na vida e se sentir realizado com isso.

Comumente, a maior parte das competências profissionais exigidas no mercado de trabalho abrange o mundo todo. Então, muitos indivíduos possuem as mesmas competências e conhecimentos e trabalham quase da mesma forma. São considerados profissionais qualificados e pró-ativos para exercer uma atividade profissional.

No entanto, muitas dessas pessoas têm talentos completamente diferentes daquilo que fazem no dia a dia. E, geralmente os enxergam como hobbies. Existe um método bem interessante que auxilia uma pessoa a encontrar os seus talentos, ou seja, a se conhecer cuidadosamente. Chama-se método maksuri. Assista o vídeo a seguir para saber mais a respeito:

 

 

Já o termo vocação — do latim “vocare” = chamar, é algo bem mais profundo e complexo que tudo lido até então por aqui. Enquanto que os talentos de alguém podem ser despertados pelas experiências adquiridas, a vocação vem do próprio espírito. É uma necessidade como o alimento, o ar, a água, etc.

Comparada a um ideal de vida, aquilo que preenche as vagas impressões de cada um de nós, dando-nos um sentido para estarmos neste planeta, interagindo com os outros.

O importante, no final das contas, é você estar permanentemente conectado com o seu próprio ser, com tudo aquilo que lhe proporciona bem-estar, que faz com que você se sinta orgulhoso de si mesmo, e estabelecer vínculos significativos com pessoas que tenham os mesmos objetivos que os seus e aquelas que possam lhe ajudar a alcançá-los de forma produtiva e benéfica.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.