Emprego Tradicional Qualificação Profissional

Acabei de me formar, mas ainda não sei qual carreira seguir…

Acabei de me formar, mas ainda não sei qual carreira seguir…

Muitos jovens que terminam o ensino médio ou técnico sentem dúvidas sobre qual carreira profissional seguir, porque vislumbram inúmeras oportunidades promissoras no mercado de trabalho, sendo influenciados pela família, por professores, amigos e mídias.

No entanto, para decidir que profissão exercer durante uma longa vida adulta, não é tarefa fácil, mas também precisa de planejamento e autoconhecimento. E isso requer momentos variados nos quais o indivíduo reflita pelas experiências que vive e pelos exemplos que possui sobre qual a melhor área para trabalhar.

Existem algumas atitudes que podem ajudar você a escolher, dentre diversas, a opção mais adequada para usufruir de vivências significativas e motivadoras, e, consequentemente, lucrativas. Porque fazer o que se gosta é primordial para a qualidade de vida.

Vamos às dicas?

1. Responda para você mesmo o que faria se tivesse 1 milhão de reais? Isso vai lhe dar uma noção do que combina com você;
2. Leve em conta seus hobbies: quais as atividades de lazer que você mais curte fazer?
3. Lembre-se do que gostava na escola? Qual (is) matéria(s) você tinha mais facilidade de estudar?
4. Pense no seu dia a dia e nas habilidades que você possui e que ajudam os outros (vale aqui desde as técnicas até as interpessoais);
5. Pergunte para as pessoas de sua convivência o que você faz de melhor;
6. Pare para se conhecer com mais profundidade se não souber responder a alguma dessas questões (não se pressione);
7. Considere a sua situação financeira (caso não tenha dinheiro agora, tente bolsas e etc.);
8. Pesquise áreas de seu interesse;
9. Imagine onde você teria possibilidade de desenvolver seu potencial e garantir sua estabilidade futura;
10. Faça anotações e frequente eventos para interagir com outras pessoas.

Saiba também que, mesmo escolhendo uma carreira que depois conclua não ter nada a ver com o que quer realmente, sem drama, hein?! Pois isso é muito comum e natural que venha a acontecer. Dê uma pausa e recomece a pensar sobre sua motivação.

Na verdade, é importante que você comece imediatamente a construir seus pontos fortes, aprimore seus conhecimentos naquilo que você faz bem e reflita ao mesmo tempo nos pontos que você deve aperfeiçoar.

Apenas tome cuidado em achar que tudo são flores no trabalho, após ter optado por uma atividade dentro de um campo apaixonante para você. Pois não é assim que as coisas se desenrolam. O mercado possui áreas e funções “borradas”; e, nesses casos, o certo a fazer é ter uma ideia geral da área em que você deseja atuar.

Erros podem ser uma excelente forma de aprendizado, então, antes de decidir é bom testar aquela motivação ou aquele impulso primário que surge dentro de você. Como? Participando de algum grupo ou comunidade da área pensada, fazendo amizades com profissionais que atuam no ramo e etc. Só assim você poderá ter certeza de que o seu caminho é esse.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.