Qualificação Profissional

Como estabelecer contato profissional na hora do cafezinho em eventos?

Como estabelecer contato profissional na hora do cafezinho em eventos?

Como estabelecer contato profissional na hora do cafezinho em eventos corporativos?

Em eventos, é muito comum que as pessoas lá presentes se encontrem na pausa, fora do ambiente do treinamento ou do seminário etc. Então, ao trocarem informações e/ou impressões, desejam também estabelecer contato profissional.

Geralmente, os envolvidos são profissionais que têm a intenção de aumentar sua rede de contatos e promover seu negócio. A maior parte desses eventos serve tanto para contribuir com o conhecimento, como para alavancar o marketing de relacionamento do indivíduo.

Por isso, é no momento da descontração, do cafezinho, que as pessoas relaxam um pouco e conversam entre si. E aqueles que possuem inteligência suficiente para não perder esse tempo precioso, precisam ser perspicazes e tomarem a iniciativa a fim de alcançar resultados rapidamente com potenciais clientes ou parceiros.

Bom, a primeira grande dica é mantenha-se natural; seja você mesmo, por mais que queira se aproximar de alguém acima do seu nível profissional. Apresente-se deforma simpática e desperte no outro o interesse em tê-lo como parceiro de algum projeto, por exemplo. Procure abordar temas relacionados ao evento no qual vocês estejam participando.

O bom humor é fundamental como consequência de uma possível negativa ou falta de entrosamento num primeiro momento com outrem. Não desanime, seja cordial e respeite a decisão alheia de não querer conversas além de blá-blá-blá.

Busque logo em seguida outra pessoa potencialmente interessante para a ideia que você tem na cabeça e compartilhe-a.

Pergunte sobre o que fazem as pessoas que lhe interessarem. Assim ficará mais fácil desenvolver o seu pensamento para depois dizer a elas como pode ser útil e proveitoso trabalhar com você.
Faça com que o outro perceba a importância dada a ele naquela hora, e não simplesmente como se ele fosse qualquer um ao servir de companhia.

Salgadinhos e docinhos, juntamente com uma bebidinha gostosa, como suco de frutas, ou mesmo um café adocicado, criam uma atmosfera propícia à receptividade. Mas toda regra foge à exceção. Logo, pode haver ali um sujeito mal-humorado. Sai de perto para não ser contaminado.

Nesses encontros, leve sempre consigo uma pastinha contendo algum esboço de ideias ou projetos desenvolvidos por você, além de seus cartões de visita.
Distribua seus cartões entre aqueles que lhe deram atenção durante o cafezinho (coffe break) e demonstre segurança, com um aperto de mão, despedindo-se; ou, caso entregá-lo no meio do evento, transmita verbalmente uma frase positiva de um possível reencontro.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.