Qualificação Profissional

Como lidar com pessoas manipuladoras?

Como lidar com pessoas manipuladoras?

Você, com certeza, já deve ter se deparado ou até mesmo batido de frente, como dizem por aí, com pessoas manipuladoras, que decepcionaram você, mentiram, e jogaram na maior parte das vezes. Calma, que isso não só acontece com você.

Há muitos casos comuns que se revelam no ambiente de trabalho, quando, por exemplo, um colega passa à sua frente a caminho de uma possível promoção, quando um “amigo” lhe trai a confiança, ou alguém da família que abala suas estruturas até conseguir o que quer tirar de você.

Bom, é ruim passar por isso, é verdade, mas esse tipo de gente existe e pode ser identificada para que você mantenha uma longa distância delas. Na realidade, todos nós não estamos livres de manipular e/ou ser manipulados.

No post de hoje, você vai facilmente se identificar com algumas características que nem sempre são percebidas e qualificam uma pessoa manipuladora, ou vai se proteger o suficiente para não cruzarem o seu caminho.

Primeira atitude manipuladora: Fazer-se de vítima.

Na maioria dos casos, não há nada de errado ou de grave para tal comportamento, mas esse tipo de pessoa precisa ganhar a simpatia dos outros (manipuláveis) assim. É o único meio que conhecem.

“Convivi com uma pessoa assim durante 5 anos, do meio do relacionamento para o fim, o sentimento que existia era PENA, mas não conseguia sair desse relacionamento, pois estava aprisionado(A) por Ele/ela se fazer de vítima, o desencadeamento do fim, deixaram marcas, mas venci!” Ass: Anônimo.

Segunda atitude: Ter explicação para o próprio egoísmo.

Você já viveu uma situação na qual alguém que tenha cometido uma falta grave no relacionamento, tenha sempre um motivo para explicá-la e tal razão tem muito a ver com você? Apontando falhas em você quando se veem diante de um fato complicado. Pois é, são pessoas que inventam desculpas onde não existe. Fogem de confrontos e mascaram frequentemente as verdadeiras intenções.

“Obrigado(A) Danielle e Jhonny Por permitir meu desabafo nesses comentários, mas era exatamente isso que a pessoa me fazia, era como se o problema fosse comigo, como seu eu fosse a pessoa mais fracassada e incapaz do mundo, como seu eu fosse um(a) perdedor(a), e somente com o fim do relacionamento, é que criei asas e voei, e cada dia alcanço voos mais altos” Ass: Anônimo.

Terceira atitude: Falam mal de todos ao seu redor.

Tais pessoas querem você só para elas; confundem a sua cabeça de um modo capaz de lhe afastar de tudo e de todos. Então, você acaba sozinho e sempre recorre a elas. Pouco sociáveis, muito possessivas e ciumentas. Fuja!

Quarta atitude: Os sedutores

São aqueles indivíduos vaidosos, e que somente lhe deixam adentrar em seu mundinho se você massagear o ego deles em todo momento. Observadores natos; aproximam-se como se realmente importasse o que você pensa ou sente, só que na verdade, produzem o efeito contrário daquele que você arriscaria afirmar ser o oásis da boa convivência. Se você cair na armadilha deles, estará anulando-se aos poucos.

Dicas para a proteção contra gente manipuladora:

– Siga sua intuição (aquela voz que soa ao seu ouvido algo sobre alguém);
– Evite desgastes com elas. Vá se afastando lentamente.
– Ao perceber que alguém de seu convívio gosta de estar no controle das situações, principalmente aquelas que envolverem você, segure-se em seu autocontrole e não lhes dê razão alguma para culparem você por se afastar delas. Aja com naturalidade.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Estou colocando em prática as dicas, e tem dado certo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.