Qualificação Profissional

O que considerar na redação de processos seletivos?

O que considerar na redação de processos seletivos?

Em muitos processos seletivos para emprego, o candidato precisa escrever uma redação a fim de ser avaliado e passar à próxima etapa. Então, no post de hoje, você vai saber que aspectos considerar na hora de iniciar um texto dissertativo sobre algum tema.

Para começo de história, quando solicitam a você uma redação, desejam verificar seu nível de raciocínio e cultural, o seu português e se você consegue seguir uma sequência lógica de pensamento.

Um texto dissertativo é escrito na primeira pessoa do singular e contém uma estrutura com início, meio e fim. Nesse tipo de texto, você vai tentar convencer o seu leitor (recrutador) com base em argumentos e exemplos, de que você é a pessoa indicada para ocupar o cargo.

Para cada empresa existem critérios a serem analisados numa redação; e você deve ter em mente que está ali naquela situação para ser testado e conhecerem um pouco mais sobre você, além do seu currículo.

Outro ponto fundamental é pensar sobre a vaga na qual está concorrendo e sobre a empresa em que você almeja trabalhar, e isso deve ser previamente estudado. Procure, antes da entrevista, visitar o site da empresa e ler informações sobre ela (missão, valores, clientela etc.).

“Procure, antes da entrevista, visitar o site da empresa e ler informações sobre ela” Gostamos de frisar isso pois, isso, é de extrema relevância!

Depois, pegue seu currículo e absorva tudo o que diz respeito à sua trajetória profissional e reflita sobre possíveis questões que possam vir a surgir na entrevista.

Bom, vamos aos critérios mais comuns avaliados em redações de processos seletivos. Pois, geralmente, o tema trata sobre sua experiência, o motivo que o levou à candidatura e seus planos para futuro.

De acordo com sua experiência profissional, você apontará as habilidades por você desenvolvidas; em relação ao motivo que o levou a se candidatar à vaga em questão, você vai resumir o porquê se identifica com ela e o que poderá fazer a mais, agregando valor à empresa; e sobre os seus planos futuros, você definirá que resultados em longo prazo deseja obter.

Caso você não seja um leitor assíduo e nem um especialista nas regras gramaticais da língua portuguesa, não se preocupe, apenas siga estas instruções para não se queimar quando for escrever a redação:

  • – Procure ser objetivo, escreva somente o essencial;
  • – Utilize poucos adjetivos, e para inserir vírgulas no texto, leia-o e sinta as pequenas pausas presentes, geralmente entre expressões que denotem ideia de tempo, modo, lugar, certeza, motivo ou causa, finalidade e consequência;
  • – Não repita palavras ou expressões, tampouco pensamentos (mesmo que mude as palavras);
  • – No início, estabeleça de forma abrangente, o seu posicionamento ou relato sobre o tema. Depois o desenvolva com pormenores (detalhes), acrescentando exemplos reais. E, por fim, conclua a ideia inicial com positividade.

Se o tema da sua redação for descrever-se, ou seja, se solicitarem a você que escreva sobre si mesmo, revelando qualidades, defeitos e hobbies, por exemplo, foque-se na vaga almejada. O que o profissional que faz a atividade que você deseja exercer precisa ser e saber?

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.