Qualificação Profissional

Pra que serve o português no meu trabalho?

Pra que serve o português no meu trabalho?

Quando estamos na escola, é uma das disciplinas obrigatórias; mas o português nos acompanha sempre, e tanto pode auxiliar como fazer falta em nossa vida profissional. Um dado importante sobre o nosso idioma é que possui a maior riqueza vocabular comparado a outros.

“Através da nossa língua, somos capazes de improvisar nas mais diversas situações e sem constrangimentos.”

Você pode estar pensando “Ah! Mas o mercado de trabalho exige outro idioma: o inglês, para alcançar uma posição de destaque.” Realmente, isso é uma meia verdade. Mas se você souber inglês e não tiver aprendido de forma espontânea e interessada o básico da conversação de sua língua materna, isso pode se refletir na sua competência.

A não ser que você se naturalize americano! Talvez você venha a lidar no dia a dia profissional muito mais com o inglês do que com o português, no entanto, para saber bem colocar-se diante dos outros e perceber possíveis entrelinhas nos discursos alheios, por exemplo, você deve ter impregnado em sua mente os aspectos linguísticos do português. Tais elementos favorecem um olhar mais aguçado sobre as coisas e pessoas.

Você conhece bem seu idioma materno?

Existem muitas empresas atualmente que levam em conta na hora da contratação ou da promoção, o candidato ou colaborador que conhece as possibilidades do idioma materno.

Aquele alguém que vai saber como pôr as ideias em ordem e expressá-las de maneira clara e persuasiva a fim de fechar um negócio e/ou atribuir novas usabilidades com recursos funcionais utilizados no ambiente de trabalho. Além de se comunicar com qualquer tipo de pessoa e com várias finalidades.

Geralmente, quem sabe inglês, usa-o mais tecnicamente, com fins específicos: Traduções; Recepção de Turistas; Apresentações e etc. Raramente, o indivíduo fluente em outra língua, que não o português, e habitante do Brasil, em seu trabalho, ficará preocupado com questões comunicativas relacionadas aos problemas de ruído, feedback, atmosfera, códigos linguísticos, e etc. Pois, a função de uma língua é o de combinar pensamentos com novas formas de realidade (percepção do mundo) ao interagirmos com os outros.

A língua é um código comum aos habitantes de um determinado espaço geográfico, e a linguagem é as variantes dessa língua, a sua concretização nas mais diferentes interações comunicativas.

Um momento importante em que a pessoa precisa demonstrar todo seu potencial comunicativo numa empresa é na reunião. Há de ser considerado pelos mais cultos, se tal indivíduo sabe contextualizar e pronunciar as palavras formando frases com elas coerentemente, alcançando a finalidade de comunicação naquele instante.

Muito comum hoje, são as empresas exigirem nos processos seletivos que os candidatos façam provas por escrito, além da entrevista. Nas quais são avaliadas habilidades de expressão, versar sobre algum tema; clareza na colocação das ideias no papel; sequenciação e etc.

Fundamental é que todo bom profissional transmita seus conhecimentos e experiências ao estar com os outros, sendo exemplo e inspiração.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.