Qualificação Profissional Reflexão

Estou frustrado(a): Como seguir adiante?

Estou frustrado(a): Como seguir adiante?

Para início de conversa, você deve entender o que significa estar frustrado. Sim, estar, porque é só um estado pelo qual todos nós passamos, e não algo permanente, embora muita gente fique frustrada por um longo tempo por não saber lidar com isso.

O que é Frustração?

Frustração é uma emoção, que pode vir acompanhada por outras tantas (raiva, tristeza, saudade e etc.). A sensação é como se estivéssemos num beco sem saída, sem saber o que fazer e para onde ir… Ocorre geralmente quando as coisas têm um resultado negativo, ou seja, não acontecem de acordo como planejamos ou desejamos.

Importante é que sejamos desde pequenos acostumados a lidar com frustrações, porque a vida é cheia delas. Mas segundo os especialistas do comportamento humano, frustrar-se é necessário devido ao aprendizado de permanecer positivo(a), mesmo enfrentando situações complicadas e contrárias ao que esperávamos.

O que não podemos permitir é ficarmos estressados, ressentidos, depressivos ou irados por causa de frustrações no decorrer da nossa vida. Porque aí já estaremos doentes. E tanto podemos ficar frustrados por algum motivo de ordem psicológica (responsabilidade nossa), como, por exemplo, alguma limitação que nutrimos por não tratá-la, ou de ordem externa, quando outras pessoas atrapalham o nosso progresso.

Como Encarar a Frustração?

Os dois tipos de frustrações não duram para sempre se a pessoa procurar fazer algo para se livrar delas. O interessante é aprendermos a encarar a frustração sob três óticas diferentes:

1ª- o que desejamos que aconteça de fato;

2ª- o que pode vir a acontecer (aquilo que contraria nossa vontade);

3ª- o que de verdade aconteceu (analisar o fato como se fôssemos um espectador).

Outra atitude importante é ter consciência de que teremos situações tensas a enfrentar, e para isso também, devemos criar momentos relaxantes.

Sorrir quando alguém nos nega alguma coisa seria o ideal, mas sorrir por dentro, ou seja, não nos abalar só porque o outro não satisfez algum dos nossos desejos. E isto significa levar as coisas na esportiva. É ter a certeza de que dias melhores virão.

Se você puder fazer terapia será ótimo, porque quando adultos fica tudo mais difícil, e não tendo aprendido a lidar com essas pequenas contrariedades, um psicólogo, por exemplo, ajuda a aliviar esse fardo para nós, tornando a nossa vida mais leve e agradável.

A terapia moderna conta ainda com exercícios de relaxamento para diminuir o estresse do dia a dia ocasionado muitas vezes por frustrações.

Seguem agora algumas dicas úteis no momento em que você se sentirá frustrado(a):

  • Pergunte-se o que dá certo na sua vida? Sempre existe alguma coisa que funciona bem. Deste modo, mesmo que se sinta frustrado(a), você estará sendo positivo(a).
  • Comece a anotar tudo o que lhe agradou em um dia e o que lhe deixou contrariado(a). Isto facilita as coisas pro seu lado. É um treino ara o autoconhecimento.
  • Depois de ter ficado frustrado(a), pense no que você pode fazer de diferente para que não aconteça de novo.
  • Peça ajuda para obter mais opções a fim de resolver questões difíceis.
  • Embora você esteja diante de uma frustração, não desanime, continue rumo aos seus objetivos.
  • Não perca seu precioso tempo com preocupações, mas aja. Não fique só pensando sobre um mesmo problema.
  • Treine sua mente imaginando como você gostaria que as coisas acontecessem na sua vida. É a lei da atração.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.