Qualificação Profissional

A Importância do Pós-Venda

A Importância do Pós-Venda

Você deve estar pensando que isto só tem relação com o trabalho de vendedor, mas lhe afirmo que não. O pós-venda, seja depois do recebimento de um produto ou de um serviço pelo cliente, tem muitas vantagens, sendo a mais importante: a fidelização do consumidor.

Ao realizar o pós-venda, o profissional demonstra certo empenho em construir um relacionamento com sua clientela. E esta atitude conquista o outro a ponto de este se sentir especial, a partir do momento que recebe atenção.

E como consequência, tal clientela retorna ao profissional para futuras parcerias e negócios, ou o recomenda aos conhecidos e amigos. Contudo, há todo um jeito de tratar o cliente no pós-venda. Ou seja, algumas técnicas infalíveis para garantir a fidelidade deste.

Vamos a elas então!

– Ao fechar uma venda, envie um e-mail, ou mesmo ligue para o cliente a fim de agradecer pela preferência e para saber se está tudo em ordem conforme a satisfação dele.

– Ratifique seus contatos (formas de; dias e horários), e dê sempre algumas dicas sobre a aquisição do produto ou do serviço, de graça para o seu cliente.

– Sugira em novos e-mails, produtos ou serviços complementares, ou que sejam interessantes para a sua clientela ficar ainda mais satisfeita.

Tudo isso são estratégias que asseguram que o cliente retorne sempre a você quando precisar.

Outros pontos importantes são com relação ao tipo de diálogo que você tem com sua clientela, ou seja, com seu consumidor direto. Pois não há algo mais desagradável do que “empurrar” coisas de que seu cliente não necessite naquele momento, apenas visando lucrar mais. Acarretando na desconfiança deles em você.

Ao estimular o seu cliente a comprar algo que seja, mesmo que futuramente, aplicável na vida dele, depois de já ter fechado a venda, faça-o de forma informal, como um amigo que aconselha o outro, ao se sentir mais confortável e feliz.

Oferecer garantia é fundamental também; ou mesmo estar disponível para sanar eventuais dúvidas que possam surgir.

Ao tentar vender algo ao seu cliente, esclareça sobre a possível aquisição; realize amostras grátis como forma de estimulá-lo a comprar cm você; e facilite todo o processo para o seu ciente fechar a venda sem preocupações desnecessárias ou demoras.

O pós-venda também vale para dar uma informação sobre alguma promoção de um novo produto ou serviço, ou mesmo descontos.

Bem legal também é procurar saber a data de nascimento da clientela e parabenizar cada um no dia do aniversário com cartões animados, por exemplo.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.