Qualificação Profissional Reflexão

No mundo profissional, parecer bom é mais importante do que ser bom?

No mundo profissional, parecer bom é mais importante do que ser bom?

A questão que eu proponho acima pode parecer um tanto irônica, mas pensadores recentes, como Kevin Daum, que realiza palestras pelo mundo, afirma que é preciso construir uma imagem de sucesso para realmente vir a alcançá-lo.

Mas ele trata de certas atitudes, que nem precisam necessariamente fazer parte da personalidade ou do temperamento da pessoa, que a ajudam na hora de passar uma boa imagem ou confiança. Exemplo é quando o indivíduo ouve mais do que fala; e quando fala, não aborda somente assuntos que o interessem, mas que incite a curiosidade no seu interlocutor também.

No universo do trabalho, muitas vezes, parecer ser competente dá um resultado mais rápido do que de fato o ser. Pois, para adquirir certas habilidades profissionais, leva-se um tempo.

As técnicas que utilizamos no dia a dia do nosso trabalho, aprendemos comumente na teoria, depois na prática. Estudamos para isso. E também precisamos provar que estudamos e aprendemos, através dos certificados e diplomas que ganhamos ou compramos ao término das atividades.

Bom, voltemos ao tema das aparências!

Você pode estar deduzindo em sua cabecinha que convém fazer mil cursos, preenchendo o currículo para parecer alguém importante para o mercado, certo?

Errado! O que tem de gente por aí com um currículo de dar inveja a qualquer um com menos escolaridade não é brincadeira! Não é o suficiente possuir um bom currículo e na hora de conversar com o outro, o que está escrito não refletir você. Isto quer dizer que, é você quem transmite a ideia de ser a pessoa certa para ocupar uma vaga de emprego, por exemplo. Ou mesmo de possuir talentos em prol de um mercado aquecido e competitivo.

Como pesquisadora sou por natureza, procuro ler bastante sobre tudo, e achei textos interessantes que abordam esse assunto. Colocarei a seguir algumas citações e as fontes consultadas para que você também possa se aprofundar sobre o tema.

“Muita gente competente não parece competente. Por quê? Descuido infantil com a imagem. Isso é um erro em termos de carreira, porque para os outros você é aquilo que comunica.” (Manager Empregos).

“Não adianta vestir-se de forma impecável se a postura é extravagante”. (http://www.pastre.com.br).

“A energia positiva e o entusiasmo pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam.” (http://www.dtcom.com.br).

O que você notou a partir dessas informações?

Pare e reflita por um ou dois momentos e responda à questão acima.

Depois comente sua resposta ou impressão.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.