Qualificação Profissional Reflexão

Requisitos para ser bem visto no trabalho

Requisitos para ser bem visto no trabalho

Quem não deseja ser admirado onde trabalha, afinal, é neste ambiente que mais permanecemos a maior parte do nosso tempo. Somos constantemente analisados pelos outros, e no trabalho, este olhar fica ainda mais aguçado.

Existem algumas regras para sermos bem requisitados no ambiente profissional e consequentemente respeitado. Dentre eles o mais importante é no colocarmos sempre antes de tomar qualquer atitude no lugar do outro. Você pode estar pensando:

“Ah! Mas esta é máxima de Cristo! Na vida pessoal também devemos agir como gostaríamos que agissem conosco.” Verdade!!

Exatamente isso. Para sermos respeitados é preciso que respeitemos o espaço alheio. Só que nem sempre fazendo isso garantiremos o respeito. Mas o importante é não perder a linha. Bom, o indivíduo que cumpre cm seus afazeres rotineiros e ainda auxilia os demais membros de seu grupo será sempre especial e valorizado por todos, principalmente pelas chefias.

Marketing Pessoal

O traje é considerável também. (Veja nosso artigo sobre Marketing Pessoal)

Utilizar roupas e acessórios que transmitam confiabilidade, dependendo da situação, maior sobriedade em eventos formais e mais cor em eventos sociais, passam a ideia de alguém que tem consciência e senso prático, ético. A discrição é outro atributo que envolve a confiança e ela começa no tom de voz. Falar alto no recinto de trabalho não transmite seriedade.

Até a hora do cafezinho diz muito sobre uma pessoa. O profissional deve evitar fofocas nesse momento, por mais que exista condições para tal. Não pense que só falar mal de alguém faz de você um fofoqueiro. Ouvir fofoca também.

Em festas de fim de ano e etc., realizadas pela empresa, o individuo também precisa conter suas extravagâncias. Nem pensar em beber demais.

Pontualidade

A pontualidade é outro requisito fundamental para que o profissional seja bem visto na empresa em que trabalha. E isto não diz respeito só em seguir os horários da jornada semanal, mas atentar para as entregas de materiais e demais itens que dão continuidade ao processo de trabalho.

Puxar o saco de quem quer que seja não é qualidade de um ser admirável. Mas de alguém dependente das aprovações dos outros e sem personalidade forte. Indigno de uma pessoa confiável.

Ao elogiar uma pessoa no trabalho, antes de tudo, certifique-se de que você tem algo em comum com ela e se o seu comportamento é semelhante ao dela. Se não, pode soar falso.

Ao receber e enviar mensagens via correio eletrônico por mais que você já tenha dado bom dia a todos, sempre seja atencioso ao iniciar e finalizar o seu texto.

Não traga os seus problemas pessoais ao trabalho. Mesmo que você tenha ali pessoas amigas. Deixe para expor o que lhe inquieta ou incomoda, fora da empresa.

No mais, seja você mesmo. Mas com educação.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.