Scroll Top

Qualificação Profissional

Resiliência no Trabalho

Resiliência no Trabalho

Você, talvez, já deve ter ouvido falar sobre resiliência. Mas agora vai compreender de forma simples. Alguém que seja capaz de se recuperar após um fracasso ou adversidades é considerada uma pessoa resiliente.

E embora seu significado nos pareça comum, são poucos os que conseguem levar a vida desse modo. No entanto, todos nós podemos aprender a utilizar a resiliência no nosso cotidiano. Existem dicas úteis para alcançá-la.

“Alguém que seja capaz de se recuperar após um fracasso ou adversidades é considerada uma pessoa resiliente.”

Um indivíduo que já pratica a resiliência enxerga oportunidade onde a maioria percebe um mau presságio. Inclusive, os resilientes têm mais empatia com os sentimentos alheios, o que facilita a convivência.

De acordo com a psicologia, quem já sabe empregar a resiliência em sua vida, pensa na adversidade de maneira diferente da maior parte da população. Por exemplo, ao experimentar situações desagradáveis, causadoras de dores físicas e psicológicas, as pessoas resilientes não as encaram demoradamente, isto quer dizer que, sabem que são passageiras e que sempre há um aprendizado por trás delas.

Se você, assim como eu, deseja se tornar resiliente, precisa lidar melhor com o próprio desconforto, e a partir daí, encontrar meios para driblar os obstáculos que se esbarrarem com você.

Vamos às dicas?

1- Acione sua positividade: apesar de vivenciar fatos negativos, reaja com esperança; imagine-se em outra situação tão logo;

2- Procure sempre algo para aprender: ocupar-se com tarefas que lhe exijam raciocínio e mão de obra é fundamental para diminuir a ansiedade;

3- Demonstre seus sentimentos e emoções: ao gostar de alguém, fale. Se não gostar também e alguma atitude, expresse;

4- Mantenha uma postura grata com relação às pessoas que lhe ajudam na jornada e com o universo que conspira baseado em seus pensamentos;

5- Confie nos seu instinto de segurança: não fique tentando se desafiar o tempo todo. Antes, é mais conveniente se conhecer;

6- Cuide do seu corpo e da sua mente com exercícios práticos;

7- Não fique com vergonha diante de alguma coisa errada que você faça ou diga. Aprenda a rir de si mesmo.
É isso!

Espero que todos nós possamos seguir essas orientações para termos mais qualidade de vida.

 

Sobre o autor | Website

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.