Qualificação Profissional jhonnylopes

Inteligência emocional saudável

Inteligência emocional saudável

Segue no final do artigo um Teste em EXCEL para você testar seu nível de inteligência Emocional.

Está em extinção a antiga ideia de que a inteligência como habilidade geral é capaz de garantir o êxito. Como explicação alternativa e mais completa surgiu a inteligência emocional. As emoções, sentimentos, motivação e as relações interpessoais têm, na prática, maior relação com êxito e o fracasso do que a simples inteligência.

inteligencia-emocional

Daniel Goleman, com seu livro inteligência Emocional (1995), rompeu os padrões tradicionais sobre a autoridade do quociente de inteligência. Sem deixar de avaliar devidamente as atividades cognitivas e intelectuais, Goleman as considera insuficientes e propõe os seguintes componentes da inteligência emocional, sem os quais o maior dos talentos seria inútil:

  • Capacidade de automotivação, que nos permite realizar qualquer tarefa importante.
  • Perseverança diante das metas, cuja ausência provoca o abandono das responsabilidades, mesmo nos mais dotados de inteligência natural.
  • Controle dos impulsos, o que pode evitar atos prejudiciais, contrários aos nossos princípios, ou inadequados para a ocasião.
  • Capacidade de adiar as recompensas, características das pessoas verdadeiramente maduras que se esforçam mesmo que a recompensa demore.
  • Autorregulação do estado de ânimo, habilidade necessária para fugir do desanimo, irritabilidade, ciúmes, desejo de vingança, desespero e muitos outros estados de ânimo que causam transtornos para a saúde física e mental.
  • Capacidade de demonstrar empatia, cuja aplicação é utilíssima para conseguir ótimas relações cm os outros e, finalmente, o êxito
  • Capacidade para confiar, característica necessária para conseguir tranquilidade, segurança e satisfação,
  • Uso da razão em momento de forte emoção, qualidade absolutamente necessária para evitar o domínio excessivo das emoções.

 Como fortalecer a inteligência emocional

A diferença entre a inteligência convencional, que tem um forte componente inato, e a inteligência emocional é susceptível de grandes mudanças e melhorias. A seguir, veja alguns pontos relacionados com as diferentes áreas do desenvolvimento da inteligência emocional. Experimente colocá-los em prática e aguarde mudanças para melhor em sua vida:

✔  Conheças suas emoções. Comece observando suas emoções. Como você se sente, que tipo de pensamentos passam por sua mente, quais são os efeitos de suas conquistas. Anote num cadernos emoções e sentimentos experimentados: inquieto, nervoso, desconfiado, seguro de sei mesmo, apreensivo, bondoso, etc. Tome nota da duração das experiências internas ou externas que causam as mudanças.

✔  Aprenda a controlar suas emoções. Deixe de lado a tristeza, faça o propósito de melhorar seu estado de ânimo. Se surgirem preocupações com o futuro, procure mudar os pensamentos ou faça algo para se distrair. Se alguma coisa o incomodar, procure agir com boas maneiras, respire profundamente e pense em algo divertido. Se agir assim e não funcionar, saia por alguns instantes para mudar a situação e quando se acalmar retorne. Se você se considera inferior, pense em suas conquistas e em seus pontos fortes. Quando se sentir irritado, procure se animar. “Carlos não fique estressado, as chaves vão aparecer, e se não encontrar, você terá outra solução.”

✔  Exerça a automotivação. A falta de motivação provoca a incapacidade. Ausência de um objetivo ou meta que desperte interesse, traz insegurança e faz com que não haja rendimento adequado. Rejeite os pensamentos depressivos e desmotivadores. Cultive a alegria pelas coisas comuns e simples. Aprenda a gostar daquilo que antes não o agradava, especialmente se for alguma experiência pela qual deva passar. Exerça a autodisciplina. Seja realista em suas expectativas; não fixe metas demasiadamente arriscadas ou com pouca importância.

✔  Sinta as emoções dos outros. Pratique essa importantíssima arte pois é a origem da empatia. Perceba as mensagens não verbais nas pessoas: o tom de voz, os gestos faciais, os olhares. Procure por todos os meios sentir o que os outros sentem. Isso não é importante apenas para conquistar a simpatia e a compreensão, mas também para conseguir bons acordos, diplomacia e mediações com sucesso.

✔  Cuide dos seus relacionamentos. Faça tudo o que for possível para conviver com os outros em paz e harmonia. Una-se a outros em projetos e evite a oposição. Seja amável, simpático, sorridente, cortês e disposto a ajudar qualquer pessoa. Use palavras sinceras de elogio. Não se considere superior aos outros com atitudes ou palavras.

Pratique as seguintes regras sociais em seus relacionamentos:

✔  Diante de conflitos, ofereça-se para ser mediador, pacificador ou negociador.

✔  Comunique-se com as pessoas de modo que elas se sintam bem.

✔  Reconheça e respeite seus sentimentos e interesses.

✔  Perceba claramente os sentimentos e motivos dos outros.

✔  Aceite a outra pessoa, mesmo que tenha ideias contrárias as suas.

 ✔ Evite estas práticas em seus relacionamentos:

 ✔  Continuar conversando quando a outra pessoa indica que deseja encerrar o assunto.

✔  Falar continuadamente de se mesmo

✔  Insistir em falar sobre um assunto que a outra pessoa recusa.

✔  Fazer perguntas indiscretas.

✔  Opor-se clara e diretamente às ideias do opositor.

✔ Qualquer forma de provocação.

Preparamos um teste em EXCEL para você testar seu nível de inteligência Emocional, Baixe no Link Abaixo:

http://bit.ly/teste-emocional-excel

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.