Artigos Gerais Reflexão jhonnylopes

A autoestima

A autoestima

A autoestima

A autoestima equilibrada proporciona bem-estar psicológico, valorização pessoal, segurança, respeito próprio e habilidade diante de desafios. Os que se sentem devidamente valorizados alcançam melhores resultados no trabalho, no relacionamento familiar, nas amizades e na comunidade. Ao contrário, os que têm baixa autoestima sentem-se incapazes para enfrentar problemas e estão destinados ao fracasso.
Seguramente, a falta de autoestima afeta negativamente a pessoa de diversas formas:

  • Pode causar depressão.
  • Diminui o rendimento escolar e do trabalho.
  • Deteriora as relações interpessoais.
  • Contribui para a anorexia e bulimia.
  • Incentiva o uso de álcool e outras drogas.

A tradição diz que a autoestima se fortalece com a valorização e reconhecimento social do ser humano. Assim, ter inteligência, dinheiro, casa confortável, automóveis de luxo e bom emprego solidificam a autoestima. No entanto, estudos recentes destacam como fatores mais significativos as motivações não- egocêntricas: esforços para ajudar outras pessoas e o cultivo de ideais e valores elevados.

Como obter autoestima saudável

É fundamental saber desenvolver a autoestima, pois ela aumenta nossa capacidade de ser feliz. A potencialidade da autoestima provém de duas fontes fundamentais: as pessoas com as quais nos relacionamos e nós mesmos. As mensagens de pessoas próximas a nós, inclusive as informais e não verbais, determinam nossa autoestima. Veja algumas orientações para apoiar o crescimento equilibrado da autoestima em outras pessoas.

A autoestima
Enfatize o que existe de positivo nos outros. As palavras de aprovação pelas coisas certas que os outros fazem são autênticas injeções de autoestima. A demonstração de gratidão e reconhecimento (que deve ser merecida e justa) não apenas melhora a autoestima de quem recebe, mas também de quem oferece.
 Reconheça as necessidades especiais de cada um. Há diferenças importantes entre uma pessoa e outra, inclusive entre homens e mulheres. Os homens gostam de pensamentos positivos sobre sua capacidade profissional e traços de caráter e apreciam manifestações de respeito, enquanto as mulheres aprovam demonstrações de afeto e comentários sobre sua aparência física, sensibilidade e delicadeza ) tudo isso, sem prejuízo de ninguém).

 Não provoque nem ridicularize os outros. Os que são propensos a uma baixa autoestima sofrem muito quando são alvo de brincadeiras. Isso se deve fazer apenas com quem aceita esse tipo de atitude.

Ofereça apoio familiar. Sentir-se amado e aceito pelos demais membros da família fortalece a estima própria e elimina muitas deficiências do conceito de si mesmo.
 Peça perdão quando for necessário. Se alguém se sentiu ofendido, sua autoestima pode ficar abalada. Você pode reforçar sua autoestima. Experimente seguir estas dicas.

Mantenha-se com saúde e em forma. Exercício físico e dieta melhoram a saúde e fazem com que a pessoa se sinta bem consigo mesma.

Olhe para o que há de bom e positivo em você. Não se esqueça de suas conquistas pessoais e esteja consciente de que precisa melhorar.

Controle seus pensamentos. Impeça e rejeite pensamentos que podem lhe destruir. Pense com prudência.
Perdoe a você mesmo. Não censure continuamente seus erros do passado ou problemas causados a outras pessoas, se você já procurou a solução adequada para cada caso.
· Procure apoio na família. Como já vimos, as relações familiares apresentam o contexto ideal para o crescimento normal da autoestima.

· Escolha suas amizade. Evite pessoas que costumam criticar os outros e se relacione com quem sabe ser positivo e encoraja seus semelhantes.
· Relembre suas vitórias. Faça uma lista de suas conquistas passadas e pense nelas. Leia a lista frequentemente.
· Atente para a dimensão espiritual. Deus cuida de você. Mesmo que todos o rejeitem, Deus não faria isso. Os que aceitam a Deus e a sua salvação, a Bíblia os chama de

“geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus.” (1 Pedro2:9)

APOIO À AUTOESTIMA

As crianças são mais vulneráveis ao sentimento de inferioridade porque valorizam excessivamente a comparação com seus amigos e companheiros, que procuram ser vistos como mais fortes, mais rápidos, mais corajosos e com maior capacidade. Os pontos a são úteis para reforçar a autoestima das crianças:

  •  Use frequentemente palavras de aprovação e incentivo.
  • Seja positivo em suas orientações.
  • Evite as comparações.
  •  Não critique suas limitações ou defeitos.
  • Assuma a culpa da sua parte.
  •  Procure estar de bom humor.

Autoestima do casal
Veja as áreas que são afetadas pelo baixo nível de autoestima do casal.

· Relacionamento diário. O relacionamento diário entre homem e mulher se degenera quando autoimagem deles é deficiente. È notória a dificuldade de se relacionarem quando ficam expostos ao diálogo, à tomada de decisões ou à convivência direta com fatores externos.
· A sexualidade. A mulher com baixa autoestima se sente explorada sexualmente e acredita que o único propósito do ato sexual é satisfazer os desejos do marido. O homem quer compensar sua inferioridade adotando uma atitude machista.
· Maus tratos. A autoestima é um fator que geralmente está relacionado com a agressividade domestica. O marido que se sente inferiorizado pratica a violência contra a esposa a fim de obter maior controle, mantendo assim o poder e o domínio. A vítima da baixa autoestima se submete ao mau trato por concluir que não merece outra coisa.
· Ciúme. O ciúme infundado é frequente em quem se sente inferior. Homens e mulheres com baixa autoestima acabam imaginando a infidelidade de seu companheiro, sem que isso seja verdade.
· Culpa. O sentimento de culpa contribui para a baixa autoestima porque a pessoa imagina estar sendo censurada moralmente. A mulher que é sinceramente elogiada por seu marido terá um estado de ânimo feliz e autoestima adequado para o bom funcionamento das áreas mencionadas. De igual modo, o homem admirado por sua mulher contará com a suficiente autoestima para manter e desenvolver o relacionamento entre eles. A disposição de perdoar e se reconciliar após algum conflito, também favorece a autoestima do casal.

AUTOESTIMA EXAGERADA
Embora a baixa autoestima afete um maior numero de pessoas, a autoestima exagerada é um perigo e pode se transformar em doença. Se você sofre de superestima procure seguir o conselho do apóstolo Paulo: “Não se orgulhe! (Romanos 11:20).

PARA CONHECER A IMAGEM QUE OS OUTROS FAZEM DE VOCÊ
Analise o exercício seguinte que o ajudará a descobrir a imagem que os outros têm de você e proporcionará suficiente informação para direcionar o seu comportamento de maneira adequada.
Com um pequeno grupo de pessoas que conheça você muito bem, siga os seguintes passos:

1. Distribua folhas com o nome de cada membro do grupo. Cada participante terá folhas de acordo com o numero de pessoas que compõem o grupo (sem incluir a ele próprio).
2. Os participantes anotam em cada folha as qualidades ou atributos positivos da pessoa cujo nome aparece na folha.
3. As anotações podem abranger peculiaridades positivas do caráter, qualidades da personalidade, habilidades, jeito de tratar e falar com os outros, etc.
4. As anotações devem ser feitas em letras de forma, para se manter o anonimato.
5. As anotações devem ser positivas. As negativas não devem ser escritas nem comentadas nesse exercício.
6. No final das anotações, cada participante recebe as folhas com seu nome e as analisa.
7. A atividade pode ser concluída ou passar para uma segunda etapa, na qual cada um lê em voz alta as anotações do demais e os membros do grupo fazem comentários a respeito.

NÃO ESQUEÇA DE PREPARAR A AUTOESTIMA PARA A APOSENTADORIA

Muitos programam um bom plano financeiro para a velhice, mas poucos se previnem do risco de perder a autoestima após deixar as atividades profissionais. A passagem da vida profissional ativa para a aposentadoria provoca em muitos uma grande perda de autoestima, especialmente naqueles em que o trabalho foi a única fonte de realização. Para evitar esse risco, considere o seguinte:

· Planeje atividades que proporcionem satisfação e realização no período da aposentadoria.

· Procure fazer uma transição gradativa; se possível, prolongue esse período.

· Esteja certo de que suas atividades serão variadas. Dedicar-se a apenas uma poderá lhe causar problemas se essa atividade fracassar.

como_recuperar_a_autoestima-Shutterstock_Images_materia

Frases de Jesus
“Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais.
(Lucas 12:6,7)

Fonte: (Livro super recomendado Mente Positiva, Dr. Julián Melgosa).

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.