Artigos Gerais Reflexão jhonnylopes

Desenvolvimento Harmônico e Equilibrado

Desenvolvimento Harmônico e Equilibrado

Desenvolvimento Harmônico e Equilibrado
Se você deseja desfrutar saúde abundante, decida cultivar todas as facetas que possam colaborar. Isso o ajudará á se realizar como pessoa e a expandir suas potencialidades. Evite se concentrar em apenas uma área do desenvolvimento para não causar desequilíbrio.

15-Ways-to-Make-Your-Work-Life-Balance-Right-for-You-MainPhoto

  • Cuide dos aspectos físicos de sua vida. A dimensão física é básica e afeta radicalmente todas as demais. Faca exercícios todos os dias, especialmente se seu trabalho é sedentário. Descanse as horas necessárias e alimente-se racionalmente. Mantenha contato com a natureza e abstenha-se de substancias consideradas prejudiciais ao organismo.
  • Cultive o desenvolvimento da mente. Talvez esse seja o aspecto de maior importância, pois no cérebro (mente) se fundamenta a direção os aspectos de nossa existência. Se sua atividade de trabalho é fisicamente ativa, complemente-a com tarefas intelectuais: leia estude e analise criticamente os problemas, ou participe em conversações de nível elevado. Porém, o mais importante é o domínio da mente. Para isso, use a cabeça para formar ideias claras, objetivos definidos e o hábito de tomar decisões que produzam o efeito desejado. Cultive o pensamento positivo, controle seu caráter mediante sua forma de pensar, melhore suas relações amando e respeitando seus semelhantes, pois todo ato responsável tem sua origem na mente.
  •  Desenvolva suas relações sociais. O prazer e o sofrimento que a vida nos apresenta se multiplicam pela ação dos relacionamentos. Portanto, é importantíssimo que tempo e esforço necessários sejam dedicados para estreitar os laços de união com sua família, amigos, vizinhos e companheiros de trabalho. As boas relações sociais são também uma salvaguarda para prevenir qualquer desequilíbrio mental.
  • Não esqueça a parte espiritual. Ao considerar essa dimensão, a pessoa se coloca diante do ponto mais relevante do desenvolvimento humano. A moral reflete a bondade ou maldade de seus atos. Na estética, exercita o gasto pelo que é belo, pela arte e até pela limpeza e ordem do ambiente em que vive. Finalmente, na parte religiosa, tem comunhão com Deus, reconcilia-se com seu criador e desfruta da relação inspiradora e duradoura que a associação com a divindade proporciona.

Pérolas de Sabedoria
“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”

(Lucas 2.52)

Certos Fatores Sociais Afetam A Saúde

O estudo sociológico de David Williams (2003), da Universidade de Michigan (EUA), confirmou que os homens têm mais probabilidade de sofrer de alguma doença e morte prematura que as mulheres (na realidade, esse fato é bem conhecido). A novidade do estudo são as razões que nada tem a ver com a biologia ou genética, mas especialmente com as crenças e expectativas enraizadas na sociedade:

  • O desemprego e a insegurança no trabalho produzem maior sentimento de fracasso nos homens que nas mulheres (com risco de adquirir uma doença), porque a sociedade e as instituições ainda esperam que ele seja o provedor da família.
  •  A ambição profissional e o estresse ( e as possíveis enfermidades decorrentes) afetam mais os homens que as mulheres pelas mesmas expectativas sociais.
  • Os homens correm maior risco de se tornar dependentes químicos ( especialmente do álcool e drogas) e de sofrer seus efeitos sobre a saúde porque a sociedade tolera mais os viciados homens que as mulheres. O estudo mostra a necessidade de erradicar prejuízos e diferenças sociais
    por meio de uma educação baseada em dados científicos e não em tradições.

INVENTARIO COMPLETO DO SER HUMANO
A concepção do ser humano como um todo indivisível é um fato que cada vez mais encontra confirmação cientifica e filosófica. Mesmo assim, é evidente que o ser humano tem varias dimensões inerentes.

DIMENSÃO FÍSICA
O corpo humano conta com diversos recursos para manter um equilíbrio saudável. Nosso organismo dispõe de relógios biológicos que indicam o começo dos processos orgânicos. Assim ocorre, por exemplo, ao chegar a idade da puberdade, quando as glândulas do sistema endócrino iniciam a secreção de estrógenos nas moças e de andrógenos nos rapazes. Isso desencadeia uma serie de alterações físicas que ocorrem no devido tempo para cada pessoa.

DIMENSÃO MENTAL
Hoje se sabe que a mente controla o individuo em todas as suas ações e tem reforço físico. Na realidade, o cérebro é composto por mais ou menos cem bilhões de neurônios ou células nervosas que se encarregam de transmitir informação, iniciar e manter processos mentais, evocar recordações, processar dados, etc. Qualquer atividade mental do ser humano põe em funcionamento essas células nervosas.
As interconexões do desmedido numero de neurônios são quase infinitas e, quanto maior o numero de conexões, maior será a capacidade mental. E vantajoso, portanto, o uso contínuo da mente para fortalecer essas conexões e criar outras novas.
DIMENSÃO SOCIAL
É fundamental compreender que o ser humano, um ser social, não é realmente humano enquanto não estiver integrado plenamente numa comunidade. As demais dimensões ficam em débito com a social, porque ele é fonte incomparável de novas conexões neuroniais, potencial para a “oxigenação” saudável do corpo e um meio para revelar sentimentos oculto como o amor.

DIMENSÃO ESPIRITUAL
Deixemos claro que espiritualidade não é o mesmo que religiosidade. Há pessoas que são espirituais e não religiosas, e vice-versa. Embora integrada à função mental, a dimensão espiritual merece tratamento à parte. As atividades morais, estéticas e religiosas podem ser consideradas dentro da espiritualidade. O aspecto espiritual humano, relativo ao julgamento sobre o bom e o mau (moral), o belo e o feio (estética) e a relação com Deus ou com a transcendência, é um componente inegável que esteve presente em todas as civilizações.

Fonte: (Livro super recomendado Mente Positiva, Dr. Julián Melgosa).

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.