Scroll Top

Qualificação Profissional

Construa Seu Marketing Pessoal

Construa Seu Marketing Pessoal

Construindo Seu Marketing Pessoal

Marketing pessoal é tudo que você faz para promover seu profissional. Quando se fala em Marketing pessoal é comum, as pessoas confundirem essa atitude com “Puxa-saquismo”. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas não sabem o que é Marketing Pessoal e acabam fazendo puxa-saquismo mesmo. E uma coisa interessante é que, quando se fala em ser puxa-saco logo se relaciona você a um chefe. Mas na realidade, você pode estar sendo puxa saco de você mesmo! Quando uma pessoa confunde Marketing Pessoal com puxa-saquismo ela pode cometer atitudes negativas e em decorrência disso, deixa de praticar ações que seriam recomendáveis para ampliar seu potencial de realização.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é tudo que você faz para promover seu profissional.

O que não é Marketing Pessoal?

Puxa-saquismo, sujeição servil de qualquer espécie, querer aparecer e “mostrar serviço”, valorizando realizações menos relevantes, falar bem de si mesmo, tentar projetar-se por truques infantis como uso de roupa estranha, corte de cabelo maluco, comportamento excêntricos.

Boas práticas de Marketing pessoal

  • Desenvolver trabalhos úteis e valorosos.
  • Comunicar-se adequadamente – com clareza, precisão, assertividade, convicção, projetando assim uma imagem de competência e profissionalismo.
  • Procurar feedback para saber se o trabalho que se está fazendo, como está fazendo, vem atendendo as expectativas.
  • Buscar uma atuação qualitativa e profissional, para por meio dela realizar, não só os objetivos da função, mas também os legítimos objetivos pessoais de crescimento.
  • O Marketing pessoal é muito importante nos dias de hoje, mas ele não pode servir de propaganda para pessoas que não tem conteúdo para oferecer ao mercado de trabalho.

O primeiro passo para um Bom marketing pessoal é perguntar: “Quem sou eu? Que tipo de identidade eu construí?”.


Para ter sucesso, nunca podemos segui os passos de outra pessoa, temos que ser originais. Observar outras pessoas é válido, mas copiar a identidade de outra pessoa não. Se uma pessoa não busca ser original e melhorar os pontos frágeis de sua imagem, nunca terá um Marketing Pessoal sustentável.

Dicas para obter um bom Marketing pessoal.

    • Expressões – Tome cuidado para não expressar emoções no seu ambiente de trabalho, principalmente expressões de raiva, choro ou explosão de comportamento.
    • Seja verdadeiro – se fizer uma promessa mantenha.
    • Se disser que vai fazer algo cumpra. Quando estabelecer uma data limite, cumpra.
    • Respeito alheio – Não critique o trabalho de outra pessoa, antes disso imagine como poderia ajudar a resolver o problema.
    • Atrasos – Não cheque atrasado no serviço, isso pode parecer que você não te responsabilidades.
    • Alimentar-se – não se alimente durante o trabalho, faça isso nas horas apropriadas.
    • Ao telefone – Atenda de forma animada e tranqüila, isso gera uma energia boa que é percebida, do outro lado da linha. Ouça o que a pessoa tem a dizer, e só depois comece a responder.

Cuidados gerais Cuidado com a maneira de se vestir saiba ouvir, saiba se comportar tenha boas maneiras seguindo as regras básicas de etiqueta, cuide de sua comunicação.

  

Jhonny Lopes

Sobre o autor | Website

Professor de Informática - Tec. Informática / Empresário Individual, Graduando em Teologia - Instituto Logos - Criador Do Conaexcel, Cursoexcelvba, Caminhosdoemprego entre Outros projetos online. Atualmente Professor Online dos cursos de Excel Básico, Excel Intermediário, Excel Com VBA, PowerPoint, Access, e Word.

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

2 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.