Qualificação Profissional jhonnylopes

Construa Seu Marketing Pessoal

Construa Seu Marketing Pessoal

Construindo Seu Marketing Pessoal

Marketing pessoal é tudo que você faz para promover seu profissional. Quando se fala em Marketing pessoal é comum, as pessoas confundirem essa atitude com “Puxa-saquismo”. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas não sabem o que é Marketing Pessoal e acabam fazendo puxa-saquismo mesmo. E uma coisa interessante é que, quando se fala em ser puxa-saco logo se relaciona você a um chefe. Mas na realidade, você pode estar sendo puxa saco de você mesmo! Quando uma pessoa confunde Marketing Pessoal com puxa-saquismo ela pode cometer atitudes negativas e em decorrência disso, deixa de praticar ações que seriam recomendáveis para ampliar seu potencial de realização.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é tudo que você faz para promover seu profissional.

O que não é Marketing Pessoal?

Puxa-saquismo, sujeição servil de qualquer espécie, querer aparecer e “mostrar serviço”, valorizando realizações menos relevantes, falar bem de si mesmo, tentar projetar-se por truques infantis como uso de roupa estranha, corte de cabelo maluco, comportamento excêntricos.

Boas práticas de Marketing pessoal

  • Desenvolver trabalhos úteis e valorosos.
  • Comunicar-se adequadamente – com clareza, precisão, assertividade, convicção, projetando assim uma imagem de competência e profissionalismo.
  • Procurar feedback para saber se o trabalho que se está fazendo, como está fazendo, vem atendendo as expectativas.
  • Buscar uma atuação qualitativa e profissional, para por meio dela realizar, não só os objetivos da função, mas também os legítimos objetivos pessoais de crescimento.
  • O Marketing pessoal é muito importante nos dias de hoje, mas ele não pode servir de propaganda para pessoas que não tem conteúdo para oferecer ao mercado de trabalho.

O primeiro passo para um Bom marketing pessoal é perguntar: “Quem sou eu? Que tipo de identidade eu construí?”.


Para ter sucesso, nunca podemos segui os passos de outra pessoa, temos que ser originais. Observar outras pessoas é válido, mas copiar a identidade de outra pessoa não. Se uma pessoa não busca ser original e melhorar os pontos frágeis de sua imagem, nunca terá um Marketing Pessoal sustentável.

Dicas para obter um bom Marketing pessoal.

    • Expressões – Tome cuidado para não expressar emoções no seu ambiente de trabalho, principalmente expressões de raiva, choro ou explosão de comportamento.
    • Seja verdadeiro – se fizer uma promessa mantenha.
    • Se disser que vai fazer algo cumpra. Quando estabelecer uma data limite, cumpra.
    • Respeito alheio – Não critique o trabalho de outra pessoa, antes disso imagine como poderia ajudar a resolver o problema.
    • Atrasos – Não cheque atrasado no serviço, isso pode parecer que você não te responsabilidades.
    • Alimentar-se – não se alimente durante o trabalho, faça isso nas horas apropriadas.
    • Ao telefone – Atenda de forma animada e tranqüila, isso gera uma energia boa que é percebida, do outro lado da linha. Ouça o que a pessoa tem a dizer, e só depois comece a responder.

Cuidados gerais Cuidado com a maneira de se vestir saiba ouvir, saiba se comportar tenha boas maneiras seguindo as regras básicas de etiqueta, cuide de sua comunicação.

  

Jhonny Lopes

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.