Scroll Top

Artigos Gerais Qualificação Profissional

Por que é importante trabalhar no que se gosta?

Por que é importante trabalhar no que se gosta?

A maioria das pessoas trabalha pra ganhar dinheiro, pra ter bens, pra formar família, pra ter fama ou uma carreira, mas nem todas fazem aquilo que gostam. Apenas toleram a rotina.
Mas não estou afirmando que é preciso encontrar o emprego dos sonhos. Trabalhar com prazer é que traz inúmeros benefícios, inclusive, no aspecto financeiro.
Toda tarefa exige dedicação e responsabilidade. E durante a jornada, você tem que realizar algumas atividades que não são tão confortáveis ou agradáveis. E isso faz parte de todo trabalho.
Para enfrentar essa rotina numa boa, você precisa colocar um sorriso no rosto, e saber que você está dando o seu melhor.

Caso você esteja lidando com pessoas que não gostem de você ou esteja sendo mal pago, reflita na capacidade de assumir somente as suas próprias obrigações, praticando-as de bom grado.

Lute com otimismo todos os dias para chegar aonde pretende. Pense no que você deseja ser, que posição deseja ocupar, foque em algo.
Lembre-se de que não importa o tipo de trabalho que você exerça, o importante é como você o executa. Porque uma pessoa que vislumbra o lado mais positivo e proveitoso do seu trabalho, com certeza, não permanecerá por muito tempo onde não quer estar. Logo encontrará outro que seja melhor para ela.
E se você estiver ainda na situação de descoberta do que gosta realmente de fazer, faça perguntas a si mesmo, como:

“Qual a minha paixão nesta vida?”, “Prefiro ensinar ou aprender?”, “Aprecio o quê?”, “Existe alguém que admiro muito?” e etc.

É fundamental sentir alguma satisfação no trabalho. Não se desconecte de si mesmo. Permaneça firme em seus propósitos iniciais. Ou crie novos objetivos. Revisite sua memória infantil, procure se lembrar do que você gostava de fazer quando criança e imagine a forma de relacionar isso com o momento atual.
Outro ponto também é compartilhar idéias e experiências com outros profissionais (da mesma área ou não). Isso só enriquece e motiva uma ação. Não limite seu modo de enxergar as coisas e não escute maus conselhos. Siga sua intuição, o bem-estar que lhe causa tal condição.
Vou apontar aqui alguns fatores que facilitam o processo de trabalhar com prazer. Afinal, a intenção é tornar o seu trabalho significativo.

 

  1. Ao acordar (com o pé direito) lave bem o rosto, tome um delicioso banho e tome/coma algo que você goste bastante.
  2. Tente acordar pelo menos 1 hora antes de ir trabalhar. Essencial esse tempo pra curtir você mesmo (preparação).
  3. Procure usar roupas e/ou acessórios que lhe deixem mais bonito. Olhe-se no espelho sem pressa.
  4. Ao chegar ao trabalho (mesmo em home office) cuide do ambiente, o qual necessita ser acolhedor, limpo.
  5. Faça pequenas pausas.
  6. Fique receptivo com os clientes, chefes e com os colegas.
  7. Evite a negatividade.
  8. Pense naqueles que precisam de você.
  9. Reserve um tempo para se autorrecompensar.

Ao se sentir desgastado e sem inspiração, dê uma pausa maior para si.

Sobre o autor | Website

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.