Artigos Gerais Qualificação Profissional

Relação das Inteligências Múltiplas com a Carreira Profissional

Relação das Inteligências Múltiplas com a Carreira Profissional

Você já dever ter ouvido falar sobre as inteligências múltiplas, certo?

E de seu criador? Howard Gardner?

Ele foi um psicólogo atuante e professor norte-americano que se dedicou a estudar a inteligência segmentada no QI (coeficiente de inteligência). Chegando à conclusão de que um único indivíduo pode ter muitas habilidades inatas ou possíveis de serem desenvolvidas durante a sua vida.

Em suas pesquisas, Gardner analisou alguns perfis famosos, como o de Albert Einstein (gênio matemático), Shakespeare (gênio linguístico), Amadeus Mozart (gênio musical), entre outros. E notou que algumas inteligências ou capacidades inatas predominam mais do que outras numa mesma personalidade.

Tais inteligências também podem ser denominadas de potencialidades, privilegiadas na cognição humana. E o interessante é relacioná-las às áreas profissionais para ajudar no entendimento de qual campo do conhecimento se tem maior inclinação.

Howard Gardner dividiu as inteligências em 9 tipos, que serão delineados a seguir juntamente com as respectivas carreiras profissionais com as quais se relacionam.

  1. Linguística ou verbal: o indivíduo com esse tipo de inteligência tem capacidade de se expressar, de se comunicar, de transmitir ideias com clareza e precisão, além de gostar de ler sobre vários temas, tem um bom nível cultural e busca isso, é um excelente orador, debatedor, e assimila rapidamente informações quando as ouve. Carreiras: professor, palestrante, ator, jornalista, radialista, coach e etc.

 

  1. Lógico-matemática: o indivíduo é hábil em analisar dados, fazer contas, mapeamentos, resolver problemas, devido ao seu pensamento sistemático e um bom nível de discernimento. Carreiras: professor, matemático, físico, estatístico, economista e etc.

 

  1. Espacial: esse indivíduo é capaz de perceber o mundo de forma multidimensional, ou seja, relacionar várias coisas ao mesmo, situando-as quanto à localização. Prefere o que é visual ao verbal. Carreiras: geógrafo, cartógrafo, pesquisador e etc.

 

  1. Musical: o indivíduo possui noção de ritmo, facilidade para aprender a tocar um instrumento, tem excelente memória e um alto nível estético. Carreiras: musicista, arranjador, instrumentista e etc.

 

  1. Corporal-cinestésica: esse indivíduo possui ótima coordenação motora, gosta de estar em movimento, prefere trabalhos manuais, e também tem um alto nível estético. Carreiras: professor de educação física, dançarino, bailarino, atleta e etc.

 

  1. Interpessoal: o indivíduo tem habilidade para se comunicar, pois é sociável, um excelente ouvinte, e prefere atividades em grupo devido ao seu espírito colaborativo. Carreiras: psicólogo, educador e etc.

 

  1. Intrapessoal: o indivíduo possui um raciocínio introspectivo, porque é mais reflexivo, prefere atividades individuais a coletivas, consegue pensar criticamente e tem autodidatismo. Carreiras: escritor, etc.

 

  1. Naturalista: o indivíduo aprecia contato com o meio ambiente, com a natureza, tem facilidade para compreender os processos físicos, é curioso, gosta de desvendar mistérios do universo e etc. Carreiras: cientista, biólogo, astrônomo e etc.

 

  1. Espiritual: o indivíduo possui um desapego inato sobre as coisas materiais, é altruísta, gosta de se dedicar aos outros, à leitura, sempre buscando conhecimento e se sentir útil. Carreiras: escritor de autoajuda, fundador de Ong’s e etc.

 

Uma curiosidade: Gardner a respeito da criatividade, afirma que esta abrange o pensamento humano, por isso não equivale a um tipo de inteligência.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.