Qualificação Profissional

Como despertar a empatia de gente diferente de você?

Como despertar a empatia de gente diferente de você?

Convém esclarecer aqui o que é empatia. Significa você se colocar no lugar do outro e tratá-lo como gostaria que o tratassem. Entende? Abrange, profundamente, reconhecer e respeitar as emoções do outro. Mas na prática, isso só funciona quando nos identificamos com esse outro. Embora existam os “empatas”, pessoas assim denominadas pela capacidade que possuem de aproximarem tudo quanto é tipo de gente delas e serem boas ouvintes, transmitindo confiança à primeira vista.

Bom, o post de hoje trata sobre um tema muito popular e interessante ao ser analisado fora do lugar-comum. Já que temos a tendência de sermos empáticos apenas com aqueles indivíduos que têm semelhanças conosco. Agora, você vai saber como tornar isso possível com pessoas completamente diferentes da gente também.

No trabalho, muitas vezes, convivemos com chefes ou colegas que nada se parecem conosco, e isso pode acarretar alguns desajustes se não soubermos nos aproximar de forma eficiente e promover uma boa comunicação.

Por isso que é importante pensar sobre este tema e compreender como podemos causar empatia naquele ser diverso de nós. Um ponto fundamental ao se estabelecer algum tipo de relação com outrem é sermos autênticos ou verdadeiros. Pois a empatia para existir precisa capta expressões que vêm de nossa alma, principalmente pessoas muito sensíveis.

Vamos às dicas logo!

– Trate todos do seu meio com carinho, com cordialidade, mesmo em situações estressantes;
– Incentive com que as pessoas demonstrem o que sentem ou pensam sobre determinado fato;
– Mostre-se disponível em ajudar, sempre, sinceramente, e não como um puxa-saco ambulante;
– Observe todos ao seu redor e seja polido ao fazer uma crítica construtiva;
– Seja um bom ouvinte;
– Esqueça-se quando for analisar as necessidades alheias;
– Pergunte sobre a vida do outro, mas não seja importuno, intrometido demais.

São pequenas atitudes no dia a dia que fazem com que nós nos relacionemos melhor com as outras pessoas. Exercitando o altruísmo e a paciência.

Caso você ainda seja do tipo “pavio curto”, aconselho a procurar um bom terapeuta ou trabalhar sozinho.
Se você chefiar um setor na empresa em que trabalha, sendo empático, ganhará o respeito de todos sem medir forças desnecessárias. Todo indivíduo que se deixa enriquecer pela empatia é alguém competente em se aceitar e melhorar o próprio desempenho diante de problemas ou dificuldades e o desempenho dos outros também.

Uma pessoa que consegue ser empática tem muito mais possibilidades de conscientizar-se das próprias falhas e das dos demais e receber retornos positivos dos outros em quaisquer circunstâncias.
Fale menos e preste mais atenção ao que lhe cerca.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.