Scroll Top

Artigos Gerais Qualificação Profissional

Rede de contatos (Networking)

Rede de contatos (Networking)

Das dificuldades e facilidades de se fazer uma rede de contatos (Networking)

O que mais os profissionais ouvem hoje em dia é sobre a importância de estabelecerem uma rede de contatos a fim de aumentar a visibilidade e consequentemente o lucro de seu negócio ou fomentá-lo.

Mas construir uma rede de contatos com possíveis parceiros e clientes não é tarefa fácil e nem vem de graça. Pesquisei sobre o tema e encontrei alguns aspectos interessantes que contemplam esse paradoxo: dificuldades e facilidades na movimentação ou construção de uma rede de contatos.

Apesar de estarmos conectados em uma grande rede de computadores (a internet) desmembrada em várias microrredes sociais interativas, não possuímos ainda a espontaneidade de nos aproximar de quem nos interessa e tentar estabelecer um vínculo significativo.

E algo essencial, como em todas as esferas de nossa vida, é planejar a forma como começaremos alguma coisa, no caso, uma conversa, sem nos sentirmos intrometidos ou grosseiros, indelicados, ou ainda, como dizem por aí: “fora da casinha”.

Agora, ao entrar e ter o desejo de participar de um grupo ou rede social e se sentir perseguido pelo medo da rejeição alheia, um conselho basta para você: Não a utilize. Nem tente sequer algo na vida, vá se tratar com uma boa terapia primeiramente, que é melhor.

Pessoas com agendas lotadas de compromissos e sem tempo para responder às solicitações de outrem também não devem ter ou pertencer a uma rede social, já que não darão conta de assumir possíveis seguidores, parceiros de opiniões e experiências ou admiradores. Utilizem a o tempo vago para descansar. Porque haverá muita desistência de dar continuidade ao processo de interação.

Pode parecer meio radical o que proponho até aqui, mas não o é. Atualmente com o número crescente das tecnologias, principalmente as móveis, com seus milhares de recursos facilitadores e indispensáveis para uma boa convivência virtual sem atrapalhar a presencial, se bem planejar isso, acarreta uma gama de possibilidades que somente enriquecerão a vida pessoal e profissional do indivíduo atarefado.

Para atrair gente parecida com você é preciso ter uma atitude receptiva, generosa, dividindo saberes e multiplicando conhecimentos e informações de forma cordial e benéfica para todos ali envolvidos em uma discussão ou projeto em comum, por exemplo.

A comunicação, mesmo que esta ocorra à distância, ou seja, em espaços diversos, no qual o interlocutor e o receptor estejam em diferentes regiões ou ambientes e tempo, para ser eficaz e resultar em motivações que façam ambas as partes evoluírem, deve ser clara e paciente.

Ter em mente que você não é o único detentor de verdades, e que, talvez, o outro, ao argumentar com você, possa lhe fazer mudar de ideia ou lhe colocar em alguma saia justa devido ao mau uso que você próprio fez da liberdade de expressão que teve na rede.

Perspicácia é uma das qualidades mais seguras para permanecer confortável numa rede na qual você mantém muitos contatos. Seja antes de tudo, de realizar qualquer ação, um observador, depois, vá aos poucos se “achegando”, como dizem os bons nordestinos.

Lembre-se também de que você não precisa se vincular a pessoas que não tenham a ver com você só pra mostrar popularidade. Isso é imaturidade e pode até causar problemas.
Bem, sobre as facilidades que uma rede de contatos proporciona, você já deve conhecer algumas delas, não?

Acesse o link da Revista Exame abaixo, que contém vários textos bem úteis e esclarecedores sobre redes de contatos. Boa Leitura!

http://exame.abril.com.br/topicos/networking

Sobre o autor | Website

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Curso Excel Passo a Passo Grátis!

Coloque seu e-mail abaixo e receba uma série de 06 aulas de Excel Passo a Passo Gratuitamente!  a metodologia que já formou milhares de alunos em todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.