Qualificação Profissional Reflexão

Você é sustentável em seu trabalho?

Você é sustentável em seu trabalho?

Antes de tudo, você precisa compreender o que vem a ser sustentável. Ouve-se muito este termo por aí, e comumente, ele é relacionado somente aos cuidados com o lixo que produzimos, ou seja, em praticar a reciclagem para não maltratar a natureza. Mas a sustentabilidade também pode ser empregada no dia a dia do nosso trabalho e não só na natureza ou no meio ambiente.

Hoje são poucas as instalações comerciais e industriais que levam em conta na construção de seus edifícios a sustentabilidade. Mas as pessoas que nelas atuam diariamente podem contribuir de certa forma para amenizar os efeitos nocivos da emissão de gases que permanecem na atmosfera.

São ações que fazem a diferença quando postas em prática e em conjunto. No trabalho, você pode dar o bom exemplo e inspirar os outros colegas e as chefias, sendo sustentável. É muito simples, nada muito difícil ou inacessível.

A seguir, listarei algumas dicas que auxiliam na meta de ser sustentável:

– Economizar na água da torneira, por exemplo. Empresas que instalam as torneiras automáticas que não respingam, são as corretas. Interessante também é deixar no banheiro da forma aquele álcool gel para higienização.

– Gerir o lixo é de importantíssimo. Basta se lembrar dos três ERREs: reduzir, reutilizar e reciclar. Menos os que forem de matéria orgânica (comida). Utilizar sacos de lona é conveniente. Há vários programas de reciclagem, bastando inscrever a empresa em um deles.

– Manter os diversos locais ou as várias salas da empresa limpas, utilizando produtos não agressivos para a saúde é essencial. O bom é utilizar aqueles papéis absorventes para tirar as sujeiras dos móveis.

– Bacana também é colaborar com os colegas na locomoção até o trabalho, por exemplo, aqueles que moram próximos uns dos outros podem ir juntos ao escritório, e assim revesando diariamente.

– Até mesmo a máquina de impressão da empresa pode ser utilizada de maneira sustentável. Basta defini-las para o padrão frente e verso, porque se reduz a quantidade de papel e de toner.
Enfim, sendo sustentável, você contribui para viver num ambiente melhor e mais saudável.

E você, está se comportando de maneira sustentável em seu trabalho? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos saber! Utilize o espaço de comentário abaixo:

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.