Artigos Gerais Reflexão jhonnylopes

Pensamento Positivo

Pensamento Positivo

Pensamento Positivo

Porque as pessoas reagem de maneira diferente em situações semelhantes?

Em grande parte se deve ao fato de que cada pessoa sente a situação e processa a informação do seu jeito, com base em suas próprias convicções ou conhecimento sobre determinado assunto.

Algumas pessoas conseguem extrair o lado bom das coisas, enquanto outras enxergam apenas problemas.

.

O pensamento saudável e otimista:

  •  Proporciona bom humor.
  • Ajuda a manter boas relações sociais.
  •  Melhora o rendimento do trabalho e da escola.
  • Serve como barreira a ansiedade.
  •  Fortalece a autoestima.
  • Reduz a dor e o sofrimento físico.
  • Reforça o sistema imunológico.
  • Ajuda na recuperação das doenças e intervenções cirúrgicas.

pensamento_1

Como pensar de forma positiva.
Uma maneira de conseguir o estilo de pensar positivo e rejeitando os pensamentos negativos e os substituindo por opções positivas. Os pensamentos pessimistas costumam surpreender a pessoa de forma automática e sem nenhuma lógica. É importante, portanto, identificá-los e mudar esse tipo de pensamento autoajuda.
O pensamento positivo tem que ser uma constante, um estilo de atividade mental. Deve se estender também a todos (ou quase todos) os aspectos da vida. Esta são áreas que precisam ser consideradas:

  • Pensamento positivo de si mesmo. Procure não formar seu autoconceito comparando-se com os personagens de televisão e vida pública. Todos apresentam uma imagem irreal. Reconheça suas limitações e faça algo para melhorar. Principalmente, não se esqueça de destacar seus valores e habilidades. Impeça e rejeite os pensamentos autodestrutivos.
  • Pensamento positivo sobre o passado. O passado não pode ser mudado. Você deve aceitá-lo, mesmo com os acontecimentos desagradáveis que ocorreram. Não culpe o passado pelas dificuldades de hoje. É absolutamente inútil. Nunca se preocupe com o que aconteceu de desagradável no passado. Quanto ás alegrias e vitórias de ontem, relembre-as e desfrute-as, e sua atitude tornará mais positiva.
  •  Pensamento positivo para o futuro. O futuro pode mudar. Sua atitude de hoje afeta o sucesso de amanha. Pensando confiantemente e com esperança no amanhã, você está aumentando a probabilidade de um futuro mais feliz. E se houver negativo que possa ocorrer, faça planos agora para preveni-lo em vez de se angustiar.

 Pensamento positivo em relação ao ambiente e pessoas. Coloque “óculos de tolerância” e observe ao redor. Embora nem tudo seja perfeito, existem também coisas bonitas e experiências agradáveis. Não julgue as pessoas, mas confie nelas e as respeite. Aprecie o que fazem de bom. Procure entender seus problemas e as ajude. Assim sua atitude causará satisfação. Certos pressentimentos sem nenhum fundamento tomam conta da cabeça de muita gente. São ideias que não tem sentido lógico e causam infelicidade e transtornos. Por exemplo:

 Estamos rodeados de constantes perigos e riscos e é natural estarmos sempre preocupados e temerosos.
As pessoas carentes e infelizes não podem fazer nada para melhorar a situação.
Para ser feliz e viver em paz comigo mesmo, preciso ser aprovado e amado por todos os que me conhecem.
Ha sempre uma solução perfeita para cada problema e, se ela não for aplicada, as consequências serão desastrosas. As declarações anteriores são enganosas e concordar com elas pode trazer como consequência dor psicológica e infelicidade. Você deve fazer esforços para identificar e analisar suas superstições. Raciocine de maneira logica para rejeita-las e aceitar melhores alternativas.

A esperança como fator de pensamento relevante
Ocupar nossos pensamentos com bons motivos espirituais pode ser uma saída segura para conseguir a paz mental. A consciência tranquila e a mente serena proporcionam um ótimo estado de animo. A meditação nos textos sagrados da bíblia produz paz mental. Experimente orar a Deus e lhe contar suas dificuldades. Confie, pois Ele cuidara de sua vida.

gratidão

Frases de Jesus
“Não se perturbe o coração de vocês (pensamento)
Creiam em Deus, creiam também em mim” (Joao 14: 1).
“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que esta em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Pérolas de sabedoria
“Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá.
Quanto a mim, porém, confio em ti”
(Salmo 55: 22, 23).
“Na minha angustia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei, O que me podem fazer os homens?” (Salmo 118 :5,6 )

AS EMOÇÕES POSITIVAS AUMENTAM AS DEFESAS

Sheldon Cohen e sua equipe (2003) da Universidade Carnegie Mellon (EUA) entrevistaram 334 pessoas de boa saúde para conhecer seu nível de otimismo com respeito ao vigor, bem-estar e paz interior, e também quanto à depressão, a ansiedade e hostilidade. Depois administraram nas vias navais dos participantes o rinovírus humano (o vírus que com maior frequência causa o resfriado). Os mais pessimistas apresentaram maior propensão a contrair a infeção e a manifestar os sintomas: brônquios congestionados, tosse e dor de cabeça. Por sua vez, os otimistas se defenderam com êxito do mencionado vírus.

CONTROLE DAS TENDÊNCIAS MENTAIS
As pessoas costumam apresentar uma tendência generalizada para os pensamentos positivos ou para os e negativos. Essa tendência depende, em grande parte, do estilo de dialogo interior, que é continuo e automático.
Conhecer o tipo de dialogo que realizamos conosco torna-se imprescindível para abandonar os maus hábitos de pensamentos e buscar alternativas positivas que ajudem na solução dessas situações. Observe os pensamentos a seguir e a alternativa. Depois, identifique suas reações mentais típicas e as enumere com uma boa alternativa de pensamento:

Auto diálogo negativo Alternativa
“Tudo isto é horrível” “Não está tão mal; poderia ser pior.”
“Não serve para nada”. “Existe alguma coisa de bom”.
“Este homem não tem iniciativa”. “Posso aprender alguma coisa com ele”.
“Minha gripe acabará em pneumonia”. “Rapidamente sararei desta gripe”.

Faca um teste com você
Para saber se você é otimista ou pessimista, responda verdadeiro ou falso conforme estiver de acordo ou não, nos seguintes enunciados:
Sou otimista ou pessimista?
1. Gosto de pensar nas coisas boas do passado.
2. Gosto de olhar para o futuro com esperança.
3. Minha tendência é ver tudo positivamente.
4. É bom acrescentar um pouco de humor nas coisas trágicas.
5. Meu passado foi um desastre.
6. Sou infeliz.
7. Sou um desmancha-prazeres.
8. “Por trás de cada ser humano ha um delinquente”.

Pontuação:
Anote 1 ponto para cada V dos quatro primeiros enunciados.
Anote 1 ponto para cada F dos quatro primeiros enunciados.

Interpretação: De 7 a 8 pontos Definitivamente otimista.
De 5 a 6 pontos Tendência ao otimismo.
De 3 a 4 pontos Tendência ao pessimismo
De 0 a 2 pontos Definitivamente pessimista.

Fonte: (Livro super recomendado Mente Positiva, Dr. Julián Melgosa).

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.