Qualificação Profissional Reflexão

Assédio no trabalho: Você já passou por isso?

Assédio no trabalho: Você já passou por isso?

Do fundo do meu coração, espero que você não tenha passado por isso, e muito menos tenha sido o(a) causador(a) desse crime. Porque é grave tal ato. Ainda mais quando ocorre no ambiente de trabalho. Assediar alguém, principalmente no ambiente profissional, é faltar com respeito a essa pessoa. Nada tem a ver com gostar de alguém e tentar aproximar-se. Assédio tem conotação sexual.

Assediar um indivíduo é intimidá-lo. Quem assedia, normalmente o faz sem o(a) assediado(a) assim o desejar. Contra a vontade da vítima em questão. Há pessoas que o confundem com o buylling, mas é diferente. O buylling pode acontecer devido à raça, ao temperamento sexual, à classe social e etc. e alguém que começa a ser invadido em sua privacidade, afetando a sua dignidade.

Já o assédio pode ser moral ou sexual, e comumente os dois ocorrem ao mesmo tempo.

Percebe-se, nos casos de assédio, que as vítimas sofrem por abuso de poder. Ou seja, elas são assediadas por uma autoridade no trabalho (chefes, supervisores, gerentes, headhunters, executivos etc.). E sem que a vítima queira ou dê margem, os assediadores as tocam, pedem favores sexuais em troca de aumento de salário ou promoções, exibem partes do corpo para elas, dizem coisas obscenas, ou mesmo partem para cima.

E o assédio pode ocorrer também por meio escrito, seja por email, por bilhetinhos etc.
Por meio de ligações durante o expediente pra falar bobagens, ou simplesmente para ouvir a voz da vítima, transtornando-a. Fotos ou vídeos sem autorização da vítima, como uma espécie de voyeurismo. Enfim, são várias as manifestações dos assediadores.

E como se sentem as vítimas? Muito mal. O sentimento de humilhação é constante; podendo ser agravado pela frustração quando se trata da autoridade máxima do ambiente de trabalho. Desmotivação e medo também fazem parte das sensações dessas pessoas. Outras, porém, correm atrás de justiça a fim de punir os criminosos, conforme a lei determina.

Abaixo, segue um link bem interessante e útil, tanto para mulheres como para homens com o intuito de ajudá-los a lidar com esse tipo de problema.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-lidar-com-assedio-sexual-no-trabalho

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.