Qualificação Profissional Reflexão

Será que você é imprevisível?

Será que você é imprevisível?

Sabe aquele tipo de pessoa que ninguém espera quando vai dizer alguma besteira ou cometer alguma gafe? Ou para o bem, surpreende com alguma atitude memorável? Você é assim?

A imprevisibilidade também surge devido a fatores externos, como a economia de um país, que se estiver indo de mal a pior, eleva os índices de inflação, estressando desde jovens até velhos trabalhadores. Nem sempre ela tem a ver com o temperamento de uma pessoa, pode ser apenas causada por uma eventualidade.

Mas hoje abordaremos sobre a maneira de ser e agir dos indivíduos intempestivos e imprevisíveis, quer na vida pessoal, quer no trabalho.
Geralmente, a imprevisibilidade afeta mais as pessoas mais jovens, porque têm mais energia e ansiedade para experimentar situações e desejar que tudo aconteça imediatamente. Esperam um retorno rápido diante dos impulsos e motivações que possuem.

Por vezes, a imprevisibilidade acarreta problemas no decorrer da jornada capazes de afetar toda uma carreira profissional. Mudar o tempo todo de ideia e de comportamento torna difícil a convivência com outras pessoas.

Engano acreditar que ser previsível demais cansa. Na verdade, é preciso dosar em tudo na vida. Encontrar o caminho do meio.

Um indivíduo imprevisível em seu dia a dia, ao lidar com as tarefas diárias do trabalho e com sua equipe, e em casa também com a família, causa desconfortos no outros que não são como ele. Cria receios, pois as pessoas que convivem com um tipo assim, passam a desconfiar das próprias ações, aumentando a mecanização no relacionamento a fim de evitarem desentendimentos.

No ambiente profissional, querer surpreender de vez em quando com alguma boa ideia ou um gesto altruísta e gentil, facilita a integração. Enquanto que alguém que tome atitudes que os outros não esperam durante uma reunião de negócios, por exemplo, distrai e tira o foco atrasando o andamento dos afazeres e aumentando as pressões no trabalho. Por isso, é preciso tomar cuidado para não extrapolar ao ser imprevisível. Inclusive, tal comportamento pode até ser considerado como desvio de caráter.

Vejamos agora alguns tipos imprevisíveis que, talvez, faça você se identificar:

– Pessoas que reagem de forma impulsiva e repetida diante de novidades ou quando conhecem alguém;
– Pessoas que sentem um alto senso de culpa quando não encontram entusiasmo naquilo que fazem;
– Pessoas que constantemente estão mudando a cor do seus cabelos ou o corte deles, hábitos, de emprego ou de relacionamento amoroso etc.

Enfim, o melhor que se tem a fazer ao perceber-se imprevisível é zelar pela calma na hora de decisões importantes para não assustar os outros e tampouco se arrepender.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.