Qualificação Profissional Reflexão

Por que é importante ser um indivíduo observador?

Por que é importante ser um indivíduo observador?

Antes de abordar sobre a importância de ser um indivíduo observador, faz-se necessário compreender como se dá esse processo de observar. Para poder enxergar as coisas com exatidão, tem que ser livre. Porque observar é completamente diferente de pensar e, em seguida, julgar algo. Ao pensarmos, buscamos referências a partir de nossas memórias e experiências que adquirimos com o passar do tempo. Ou seja, é resultado de um passado, e isto não equivale à liberdade.

Para bem observar, devemos nos focar no consciente das coisas e não no inconsciente. Analisar o que se encontra ao nosso redor de forma imparcial. Porque quando o indivíduo observa algo de um modo subjetivo, os dados e informações resultantes desse processo não serão confiáveis.

Geralmente, as pessoas se comportam de acordo com o que socialmente aceitável, mas um bom observador deve atentar também para as ações do objeto observado e avaliar a linguagem não verbal. E principalmente, esvaziar-se de expectativas com relação às suas observações.

Vamos à importância de ser alguém que sabe observar o que lhe cerca. Você já parou para refletir sobre os roteiros de cinema e de televisão? E as histórias dos livros? Pois é, roteiristas e escritores são observadores natos, por isso conseguem abstrair informações do cotidiano e criar com elas.

Para saber quando agir e como fazer isso, devemos observar com atenção o que acontece no momento presente. Desvencilhando-se de nossas memórias, se quisermos obter sucesso na nossa observação.

Outro ponto importante, ao observar alguém ou alguma coisa, segundo pesquisadores desse tema, é não se deixar influenciar pelas primeiras impressões para concluir uma informação sobre quem/o que é observado. Isto tem a ver com a capacidade seletiva de observar.

Um bom observador não mistura as suas emoções com aquilo que é observado. Sabe desviar a sua atenção para o que interessa, sem se distrair com eventuais ocorrências que nada tenham a ver com a sua observação.
Algo realmente importante na percepção clara das coisas é não se fixar em teorias. Um indivíduo que já sabe observar também é flexível. Não sofre intervenções, por exemplo, da pessoa que observa, mas das atitudes dela.

Abaixo segue um link bacana para que você faça um teste a fim de saber se é uma pessoa que sabe observar. Boa leitura!

http://pt.wikihow.com/Ser-Observador

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.