Artigos Gerais Qualificação Profissional

O primeiro dia de trabalho numa nova empresa

O primeiro dia de trabalho numa nova empresa

O primeiro dia …

O primeiro dia de trabalho em um novo emprego dá sempre um friozinho na barriga. E isso é normal. Pois se criam expectativas com relação às pessoas (meros desconhecidos) e ao ambiente novo. Mas não é só isso, de repente, também serão novos procedimentos e sistemas, nova política, e, sendo assim, necessário é apresentar-se favoravelmente e receptivamente.

A coisa principal que você tem que ter em mente ao iniciar em uma nova empresa é que é só o começo, ou seja, você acaba de entrar e precisa aprender. Por isso, não exija perfeição de si mesmo. A única coisa que importa é você estar ali, focado em seu trabalho e dar o melhor de si.

“Mantenha – se focado e dê o melhor de si”

Tanto é desse jeito, que a maior parte das empresas em sua política, sabe que os três primeiros meses são de experiência, como um teste de aptidão para ver se o contratado está hábil a ocupar a função realmente.
Controle as emoções no primeiro dia de trabalho, procure dormir bem na noite anterior, use uma roupa que fique bem em você e na qual se sinta confortável, e sorria.

Ansiedade atrapalha…

Não fique ansioso, porque isso pode afetar sua atenção e comportamento, deixando transparecer nervosismo. Lembre-se do quanto você queria estar ali executando aquela tarefa e / ou atuando naquela empresa. Sinta o prazer de viver uma rotina que você mesmo escolheu.

Claro que tudo o que está sendo exposto até aqui depende do temperamento de cada profissional, pois existem os tipos mais calmos e os mais agitados. Mas para ambos, é recomendável manter a tranquilidade e já criar metas a serem concretizadas pelo esforço do trabalho a ser feito.

Dê tempo ao tempo!

Dê tempo ao tempo, não fique querendo conhecer e conversar com todos que atuam na empresa, vá aos poucos. E ignore os pensamentos de derrota ou fracasso. Você tem que permanecer à vontade mesmo que ainda não esteja enturmado com os colegas.

“ignore os pensamentos de derrota ou fracasso”

Outro ponto fundamental é você não ficar num pedestal, seja humilde. Geralmente, isso ocorre pelo fato de você mesmo colocar pressão demais sobre o seu desempenho, o que torna possíveis estragos ocasionais no percurso e pré-julgamentos errôneos.

Planejamento…

Planeje-se para enfrentar seus dilemas, inseguranças e frustrações que possam vir a surgir no decorrer dos dias de trabalho. E preserve sua autoestima. Não fique antecipando ações más e nem as boas, deixe fluir.

Leia no caminho ao trabalho (se der), ouça músicas, faça exercícios físicos antes ou depois do trabalho, alimente-se bem e promova um ambiente sempre conciliador e bem-humorado.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.