Artigos Gerais jhonnylopes

Como Planejar Sua Carreira

Como Planejar Sua Carreira

Saber como planejar sua carreira é essencial para você que deseja ter sucesso e uma vida profissional estável. Ser uma pessoa de planejamento não é fácil, ainda mais se você não tiver esse perfil.

No entanto, algumas dicas poderão te ajudar a traçar um direcionamento que lhe ajudará a atingir os seus objetivos. É preciso ter disciplina e foco, mas os resultados irão aparecer.

É claro que tudo é uma questão de oportunidade, mas sem planejamento a possibilidade dessas oportunidades aparecerem é muito menor. Sendo assim, agarre todas as formas de se destacar na sua vida profissional!

Como Planejar Sua Carreira

Como planejar sua carreira: tenha um objetivo

O primeiro passo para saber como planejar sua carreira é muito claro: estabelecer um objetivo. Quando não temos um objetivo em mente tudo fica mais difícil, pois se planejar sem propósito é meio vago.

Então, assim que terminar de ler esse artigo, para um pouco para pensar sobre sua vida e seus anseios profissionais. Se pergunte “qual é o meu principal objetivo?”.

É ter uma casa? É morar em outro lugar? Ser gerente de uma grande companhia em específico? É preciso ter um objetivo maior para que você consiga traçar as suas metas de acordo com ele.

Divida suas etapas em diferentes metas

Tendo o seu objetivo traçado está na hora de estabelecer as suas metas. Elas nada mais são do que as etapas para alcançar o seu objetivo final, então te ajudam a planejar e organizar todo esse processo.

Se o seu sonho é ser diretor de determinada companhia, quais são os passos que você deve percorrer para tentar atingir esse objetivo? Você pode se perder se simplesmente colocar o objetivo na cabeça e focar nele.

Estabeleça metas e foque nelas. Sempre que alguém for atingido será um impulso para bater a próxima. Essa é uma dica fundamental de como planejar sua carreira.

Ainda no exemplo do diretor de alguma companhia, seu plano de metas poderia ser:

  1. Fazer faculdade e cursos para ter atribuições interessantes à empresa que deseja
  2. Ingressar na empresa
  3. Entender o plano de carreira para que se possa chegar a ser diretor
  4. Descobrir o que é preciso para receber as promoções (e, claro, estipular as metas para conseguir aumento de cargo)
  5. Subir aos poucos até chegar no cargo desejado

Obviamente, muitas e muitas metas devem existir dentre esses cinco itens, mas aí depende muito do seu objetivo e das condições que você tem em mãos no momento.

Como planejar sua carreira: invista em conhecimento

Uma coisa é fato: se você não investir em conhecimento ficará difícil seguir as dicas de como planejar sua carreira. Isso porque o mercado está cada vez mais acirrado e você realmente precisa se destacar para ter o seu lugar.

Quando estamos falando em conhecimento técnico, ter uma boa faculdade é essencial, mas é muito importante que você se dedique às atividades extra curriculares, pois elas pesam muito na hora da avaliação para uma vaga.

Dentre todas as atribuições, duas delas são as mais visadas: inglês e Excel. O inglês se tornou o idioma oficial do mundo e saber se comunicar nessa língua é fundamental.

Sobre o Excel, poucas pessoas sabem do que essa ferramenta é capaz (vai muito além de tabelas e fórmulas simples de matemática). Quem tem Excel realmente avançado consegue se destacar em qualquer empresa.

Justamente pelo Excel ser uma plataforma tão robusta e completa é possível adaptar qualquer atividade a ela. Tendo conhecimento desse software você pode revolucionar o tratamento de dados de qualquer empresa e isso é muito apreciado.

Então, como última dica de como planejar sua carreira, invista nesse tipo de conhecimento em especial. Quer saber um bom curso? Jhonny Lopes elaborou vários cursos de Excel, que são acessíveis e didáticos. Invista no seu próprio sucesso.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.