Qualificação Profissional Reflexão jhonnylopes

O preparo para o mercado de trabalho

O preparo para o mercado de trabalho

Não Existe Desemprego

qualificação

A maioria de nossos leitores, devem conhecer a história do Jovem Lenhador Pedro, que após anos de experiência se encontrara desempregado e saíra à procura de uma nova oportunidade de trabalho, a história conta que Pedro, era magro e franzino, seu tipo físico fugia completamente ao biótipo de um lenhador. Além disso carregava um machado desproporcional ao seu tamanho, no entanto aqueles que conheciam Pedro o consideravam um ótimo profissional.

Menosprezado por sua aparência, todavia devido uma enorme insistência de sua parte, consegue uma oportunidade para um teste de demonstração de habilidades, aprovado no teste, é contratado, recebe o destaque nº 01 em produtividade naquela empresa, o tempo passa, a produtividade cai, e quando o chefe vai analisar a situação, Pedro está com o machado cheio de dentes, e por mais que se esforçasse, não conseguia bater a meta, não conseguia obter produtividade como antes.

Quando então seu chefe lhe perguntou _ Porque você não afiou o machado?

_Pedro, surpreso, respondeu que estava trabalhando muito e, por isso, não tinha tempo de afiar a ferramenta de trabalho.

O chefe ordenou que Pedro ficasse no acampamento e amolasse o machado. Só depois disso ele poderia voltar ao serviço. Pedro fez o que lhe foi ordenado. Quando retornou à floresta, percebeu que tinha voltado À antiga forma: Alta produtividade, Destaque como nº 01.

A História de Pedro, pode nos ajudar a descobrir muitas coisas que servirão para nosso crescimento e desenvolvimento profissional.

Apesar das estatísticas que frequentemente são divulgadas pela mídia referente aos índices de desemprego, eu gostaria que você acreditasse que: “Não Existe Desemprego” O que existe é mão de obra desqualificada!

Para o profissional qualificado, automotivado, competente, não existe desemprego; ao contrário o desemprego passa longe.

Se você fizer uma pesquisa, facilmente observará que praticamente todas empresas possuem vagas de trabalho em aberto. O grande drama que os empregadores vivem é conseguir encontrar profissionais qualificados para ocupar postos de trabalho.

Para ilustrar esta realidade vou descrever abaixo uma vaga em aberto neste momento, por uma determinada empresa no Brasil, apenas para ilustrar.

Vaga: Supervisor Operacional

Descrição

  • Área e especialização profissional: Informática, TI, Telecomunicações – Telecomunicações
  • Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT
  • Jornada Período Integral

Principais atividades:

  • O Supervisor de Operações está responsável pelo suporte técnicoadministrativo e logístico para as equipes de operação e manutenção de redes. Dentre as atividades a serem desempenhadas por um supervisor de operações destacam-se:
  • – Gestão de Pessoas, através do controle de escalas de trabalho e sobreaviso, aprovação de horas trabalhadas e extras observando o que estabelece a legislação trabalhista brasileira.
  • – Gestão de Ativos, garantindo que os técnicos encontrem condições de trabalho adequadas, ferramental, instrumental, EPI/EPC, telefones, notebooks e veículos sob a responsabilidade de cada colaborador. Deve ainda solicitar e acompanhar a reposição dos recursos juntos as áreas matriciais da companhia quando se fizer necessário de forma a garantir a continuidade da operação.
  • – Gestão de Processos, deve observar a correta execução dos processos da companhia atuando como polo multiplicador e garantindo aderência de todos os colaboradores sob sua responsabilidade.
  • – Gestão Técnica, orientando as equipe de campo quanto a correta execução das rotinas de manutenção corretiva, preventiva e programada. Ser a primeira interface com o cliente no dia a dia das operações e observar a matriz de escalonamento definida para as operações proporcionando relatórios periódicos conforme a criticidade de cada evento. Orientar o diagnóstico das falhas garantindo o atendimento dos níveis de serviço (SLA) contratuais.

Exigências

  • Escolaridade Mínima: Curso Técnico
  • Formação desejada: Telecomunicações, Curso Técnico; Eletrônica, Curso Técnico; Telecomunicações, Curso Técnico; Eletrônica, Curso Técnico
  • Habilitação para dirigir (Categoria B, Categoria B)

Disponibilidade para viajar

(Vaga retirada do site: infojobs.com.br)

Viu! Quantas exigências, se retornarmos a história do Pedro, amolar o machado para estar preparado para a profissão listada acima, pode significar, Tirar uma Habilitação caso ainda não tenha, participar de um curso de Gestão de Pessoas, participar de um curso técnico de manutenção preventiva hardware e redes, participar de um workshop sobre telecomunicações com as últimas tendências do setor, etc. etc.

Caso você pretenda entrar no mercado de trabalho, precisará deixar muito claro quais são seus diferenciais competitivos que farão com que a empresa precise de você, Busque todas oportunidades de qualificação, tenha atitude, ao invés de reclamar do país, da corrupção, da crise, faça sua parte, oportunidades existem e estão em toda parte, basta que saiamos de nossa zona de conforto, e deixamos de olhar para os problemas, busquemos logo, agora, as saídas para nossos problemas.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Genis disse:

    artigo excelente

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.