Qualificação Profissional

Você encara desafios na sua área profissional?

Você encara desafios na sua área profissional?

Normalmente, os profissionais que refletem sobre essa pergunta em algum momento de suas vidas, precisam entender que d-e-s-a-f-i-o-s podem ser tanto encarados positivamente como negativamente, a depender dos resultados, por parte do ouvinte.

Então, convém focar-se no momento presente e se lembrar de alguma situação recente na qual se tenha obtido algum êxito ou melhoria direta ou indiretamente na própria carreira.

Diante do exposto até aqui, percebe-se que o contexto se refere a uma entrevista de emprego. Mas quero aproveitar o espaço também para abordar aspectos que incentivam a coragem para enfrentar desafios.

Muitas vezes, acreditamos não ter tempo para realizar mais de uma tarefa que possa ser proveitosa em nossa carreira. Então, ficamos na zona de conforto e acabamos por nos frustrar em determinados momentos devido a pouca iniciativa de encarar novos desafios ao longo de nossa trajetória profissional.

Nos tempos atuais, com a tecnologia avançando cada vez mais no nosso cotidiano, exigem-se novas formas de comunicação ou divulgação; novos processos; novos conceitos; novas diretrizes e etc., e, principalmente, habilidades comportamentais para lidar com tanta mudança na rotina.

E alguns dos desafios do atual profissional dizem respeito a exatamente isto: saber empreender; delegar tarefas; dividir o tempo; trabalhar em equipe; cumprir prazos sob pressão e etc.
Algo relacionado à receptividade frente aos desafios que surjam é o conhecimento contínuo; ou seja, é necessário investir no próprio conhecimento como um investimento em médio e longo prazo. Só assim estaremos competitivos para o mercado de trabalho e seguros para lidar com as transformações globais.

Outro ponto chave que nos influencia para encarar novos desafios durante a nossa jornada profissional está ligado à maneira com que nos relacionamos.
Ao estabelecermos contatos positivos com os outros, desenvolvemos mais facilmente a nossa aprendizagem. Logo, não sentimos medo da mudança.
Com isso, recuperamos a nossa criatividade inata, segundo vários especialistas da área cognitiva. Portanto, desse modo, sempre podemos inovar e ampliarmos as ações na área em que atuamos.

Um indivíduo que sabe viver os seus desafios é alguém motivado. Para ser motivado, esse alguém deve estar integrado à sociedade, produzindo e compartilhando saberes, ao mesmo tempo em que adquire novos.

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.”
Marxwell Maltz

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.