Qualificação Profissional

O Poder do Consumismo e o que isso tem a ver com você?

O Poder do Consumismo e o que isso tem a ver com você?

Você pode estar pensando: Mas o que isso tem a ver comigo? Não sou uma pessoa consumista. Procuro equilibrar meu orçamento. Nem curto tanto assim as festas de fim de ano!

Mas agora você vai compreender que tal assunto é relevante até para quem não é tão consumista. O poder de compra é um mal necessário para alavancar a economia de um país, porque, deste modo, o capital (dinheiro) circula. O que pode prejudicar, como em tudo na vida, é o excesso. É o descontrole.

No mercado de trabalho, por exemplo, o consumismo fornece condições de trabalho e renda a muitas famílias. Ele move a economia de um país, subsidiando pessoas no desenvolvimento de suas metas.
E ao comprar algo, você auxilia no crescimento de uma nação. E, ao mesmo tempo, sabendo lidar com tal poder em suas mãos, você treina seu olhar para as coisas que realmente sejam úteis na sua vida pessoal e profissional.

Para você que, talvez, não tenha um bom planejamento com relação às próprias despesas, ou se deseja ajudar alguém com isso, convém buscar programas educativos que versem sobre o consumo equilibrado e as leis do consumidor.

Outra coisa interessante também, é que indivíduos comuns, assim como eu e você, podem influenciar as empresas que vendem produtos ou serviços, a fazerem alterações com o intuito de melhorias.
Então, você é capaz de não só gerir as próprias despesas, como também interferir diretamente no modo como as empresas fornecedoras de bens e serviços lançam e acompanham as vendas no mercado.

Que tal saber um pouco sobre os direitos do consumidor de uma forma simplificada?

– O primeiro deles é o direito de escolha;
– E diante dessa escolha, é fundamental ser informado sobre o produto ou serviço que se escolheu;
– Depois, a segurança, que conforta o consumidor para eventuais problemas que possam surgir;
– E ao enfrentar uma situação complicada com relação a um determinado produto ou serviço, o consumidor precisa ser ouvido.

Hoje em dia, existe uma expressão ainda pouco conhecida, mas bem importante sobre o poder do consumismo: Consumismo Ético. Isso significa que compradores ou consumidores escolhem bens ou serviços influenciados por características sociais, ambientais ou sustentáveis e morais.

Mas quem comete o exagero de consumir, atenta-se para questões de preço e de conveniência. Ou seja, não importa tanto a qualidade e a segurança, mas sim, os próprios interesses ao responderem a necessidades imediatas e a valores abaixo do mercado. O que só traz aborrecimentos que nem precisariam existir.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.