Artigos Gerais jhonnylopes

Relacionamento No Trabalho

Relacionamento No Trabalho

Será que o seu conhecimento técnico e atribuições são realmente as únicas coisas que importam no seu dia a dia profissional? Se você acha que sim, fique ciente de que o relacionamento no trabalho é tão importante quanto.

Nós passamos, no mínimo, 9 horas em função de nosso trabalho (considerando a pequena pausa para o almoço e trajeto ida-vinda à empresa), então é algo que faz parte da sua vida e que exige relacionamentos.

Olhar seu ambiente profissional e ver seus colegas de trabalho apenas como funcionários que devem ou não devem fazer determinada tarefa não faz bem ao desenvolvimento da equipe e nem a si mesmo.

Relacionamento No Trabalho

Qual a importância do relacionamento no trabalho

O relacionamento no trabalho é essencial, mesmo que a relação entre você e seus coworkers seja bem profissional. Não estamos nos referindo a um relacionamento íntimo, mas, sim, uma forma saudável de conviver com pessoas.

Se você já trabalhou – ou trabalha – em um ambiente onde as pessoas não se dão muito bem, onde há aqueles que gostam de “puxar o tapete” e que não se portam de forma adequada na empresa, então deve estar ciente do quanto isso é desagradável.

Como a vida profissional e pessoal acabam se misturando, essas energias negativas prejudicam não somente o nosso desempenho no trabalho, mas, também, na sua vida pessoal e social.

Quando o relacionamento no trabalho é leve, adequado e saudável, você e todas as pessoas do seu time irão trabalhar de maneira mais produtiva e tudo fluirá da melhor maneira possível.

Você já conseguiu trabalhar estando sob muito estresse? É realmente difícil! Sendo assim, tente ao máximo deixar um clima mais leve. Independente da sua posição na empresa, prezar por um bom relacionamento é cabível.

Outro ponto positivo é que a comunicação melhora, as ideias fluem mais e o time trabalha melhor como um todo. Consequentemente, a empresa tem maiores resultados e todos saem ganhando com isso.

Dicas para ter um bom relacionamento com seus colegas

Você já entendeu que um bom relacionamento no trabalho é essencial para sua vida pessoal e profissional, agora resta saber como melhorar o seu relacionamento com as pessoas do time. Confira algumas dicas:

  • Não cause intrigas ou fale mal dos outros

Apesar de isso ser comum no ambiente de trabalho, não é nada adequado. Se algo está lhe incomodando, a melhor forma é tentar encontrar uma maneira de colocar isso de forma construtiva para que a outra pessoa melhore sua performance.

  • Esteja pronto para ajudar

Seja proativo com a sua equipe, sempre que possível ajude os outros (isso é bom para todos, inclusive para que você adquira mais e mais conhecimento).

  • Não seja soberbo

Ninguém faz nada sozinho, então não se ache superior a ninguém. Caso você tenha mais experiência em algo, sempre esteja aberto a repassar o conhecimento adiante.

  • Seja simpático

Nada mais agradável que uma pessoa simpática! Seja gentil com seus colegas de trabalho.

Melhore o relacionamento no trabalho melhorando suas habilidades

Se o relacionamento no trabalho não está bom, uma alternativa é elaborar um team building, ou seja, algo para que todos façam em conjunto para melhorar a relação e também melhorar as habilidades.

É difícil encontrar algum curso ou atividade que seja de utilidade para todos na empresa, por isso é bem comum optar pelo Excel (afinal, quem sabe mexer nessa ferramenta tem tudo nas mãos).

Encerrando as dicas de relacionamento no trabalho, veja o curso de Excel do Jhonny Lopes! Lá tem vários níveis e você pode adequar às necessidades do seu time. Além de melhorar a relação, isso será de utilidade indiscutível para a empresa.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.