Qualificação Profissional

Qual a melhor forma de trabalhar em equipe?

Qual a melhor forma de trabalhar em equipe?

Saber trabalhar em grupo é algo bastante valorizado e buscado pelas empresas. Não basta só estar em um espaço com outras pessoas, cada uma na sua, mas interagir com elas promovendo ações e soluções para a resolução de problemas.

Toda equipe de uma empresa compõe os elementos fundamentais e estratégicos para alcançar metas. E para tal fim, todos precisam saber colaborar uns com os outros.

Nos cursos superiores são poucos os que abordam as competências essenciais para o indivíduo aprender a trabalhar em equipe. O que é uma lástima! Pois, já dentro de um ambiente profissional, a pessoa vai lidar com outras personalidades diferentes da sua, com outros temperamentos, e não vai estar preparada na hora de enfrentar conflitos que possam aparecer.

Por isso, resolvi tratar do tema e dar algumas dicas para a convivência num grupo. Vamos lá!

Dica 01- Traga seus colegas para o propósito do trabalho, ajude-os nesse foco. Lembre a todos dos objetivos em comum;
Dica 02- Converse com sua equipe sobre as expectativas da empresa com relação à tarefa em que todos estão envolvidos, realçando a importância de atingi-las;
Dica 03- Caso seja necessário, envie e-mails ou notinhas que cheguem até os membros do seu grupo para motivá-los a terminar o projeto;
Dica 04- Seja um bom ouvinte e mantenha uma postura receptiva para queixas também. Trate isso com bom humor e paciência;
Dica 05- Reúna de vez em quando sua equipe num ambiente descontraído (pode ser a copa para um cafezinho). Isso permite uma atmosfera mais relaxante onde é possível discutir assuntos ainda não esclarecidos.

Agora você vai conhecer algumas maneiras de fortalecer a sua equipe. Como a maioria dos profissionais está sempre conectada à internet, uma das propostas que podem vir a motivar uma equipe de trabalho é a conversa constante através do aplicativo whatsapp.

“A troca de ideias, sugestões, dúvidas, inquietações, sensações e etc., torna-se princípio que deve reger a retroalimentação da equipe produtiva, porque, assim, todos colaborarão para mantê-la unida.”

Por mais que, em uma empresa, os que lá atuam precisem seguir as normas impostas por ela, é mais interessante, quando inseridos numa equipe de trabalho, que as orientações venham dos sublíderes desse grupo. Tais indivíduos devem ser eleitos por seus membros. Pode parecer estranho, mas as pressões advindas dos colegas de trabalho são mais bem aceitas por não sinalizarem ameaças (como ser mandado embora do emprego).

Na própria equipe, dividir as pessoas com base na afinidade ou competências, pode ser útil também. A fim de realizarem pequenas tarefas que esvaziem o acúmulo de trabalho durante o dia.
No mais, procure sempre se respeitar e respeitar os demais indivíduos da equipe de trabalho.

 

“O segredo do sucesso é a constância de propósito.”
Benjamin Disraeli

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.