Artigos Gerais jhonnylopes

A Rotina Diária Do Departamento Pessoal

A Rotina Diária Do Departamento Pessoal

A rotina diária do departamento pessoal é mais complexa do que os outros departamentos costumam achar, pois o famoso RH (departamento de Recursos Humanos, que é sinônimo de Departamento Pessoal) tem muitas atribuições.

Se você está pensando em seguir para essa área ou acabou de ser contratado para atuar nesse setor, que tal conhecer um pouco mais sobre as suas responsabilidades no trabalho?

Além disso, nós iremos te dar uma preciosa dica de organização para que você se destaque no seu meio de trabalho ao otimizar todo o processo de gerenciamento de informação.

Rotina Diária Do Departamento Pessoal

Rotina diária do departamento pessoal: Organização dos processos seletivos

Não há como falar da rotina diária do departamento pessoal sem citar que esse setor é responsável pelos processos seletivos. Quando uma vaga abre, não são os gestores ou diretores que pré-selecionam os candidatos, mas, sim, o RH.

Os currículos são passados pelo departamento, em seguida os testes são feitos pelo RH e pode até mesmo haver uma entrevista prévia antes de, de fato, passar pelos gestores e diretores.

Todo esse processo tem o auxílio do departamento pessoal, pois eles quem tem a responsabilidade de avaliar se o candidato tem condições ou não de ser uma boa contratação para a empresa.

Admissão, demissões e desligamentos

Ao decidir que determinada pessoa conseguiu a vaga é a rotina diária do departamento pessoal que entra em contato com o candidato. Tendo o aceite da parte dele, todos os trâmites de admissão são preparados.

A integração também costuma ser feita pelo RH, mostrando ao novo funcionário como é a rotina da empresa, políticas, costumes, dentre outras particularidades.

Os desligamentos e demissões também são de responsabilidade do RH. O setor não tem autonomia de demitir ninguém, mas é ele quem prepara toda a documentação – e muitas vezes é o responsável por falar com o funcionário.

Rotina diária do departamento pessoal: Folha de pagamento, controle de horários e férias

Agora, em relação às atribuições mais frequentes, é a rotina diária do departamento pessoal que controla sua folha de pagamento, seus horários e suas férias.

Todos os dias o controle de ponto é feito para verificar se tudo está em ordem. Caso não esteja, cabe ao departamento pessoal descobrir o que está havendo e tentar resolver.

É muito importante ter um corpo técnico capacitado no RH, pois questões de férias e horários podem dar muito problema se não seguirem a legislação trabalhista.

Responsável pelo bem-estar

 E, claro, se você está atuando ou pretende atuar no departamento pessoal deve estar ciente de que o bem-estar de todos os funcionários depende das políticas e ações elaboradas pelo RH.

Cabe a esse departamento dar todas as condições de trabalho e, também, elaborar medidas que façam da empresa um lugar melhor para o funcionário.

É por isso que é tão importante manter esse contato com empregador e empregado, pois é possível sanar as insatisfações referentes ao ambiente de trabalho.

Como organizar tudo isso?

Você já deve ter reparado que a rotina diária do departamento pessoal não é fácil e que estará lidando com MUITOS dados dos funcionários. Como é possível organizar tudo isso de forma eficiente, segura e ágil?

Hoje em dia há diversos softwares que ajudam na gestão de dados, entretanto, quem conhece de Excel avançado tem tudo nas mãos! Isso porque você consegue elaborar controles personalizados que atendam às suas necessidades.

Os arquivos são facilmente compartilhados, assim como podem ser protegidos e editados somente pelo RH. É possível unir todas as informações em um único arquivo e fazer tudo isso de forma automatizada.

Se você deseja uma rotina diária do departamento pessoal organizada e eficiente, não deixe de investir em conhecimento de Excel de alto nível. Quer uma dica preciosa? Acesse o site do Jhonny Lopes e conheça seu curso de Excel.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.