Artigos Gerais jhonnylopes

Terminei A Faculdade E Agora?

Terminei A Faculdade E Agora?

Já está naquela fase de se perguntar “terminei a faculdade, e agora?”? É realmente um momento muito delicado para os jovens adultos, pois a transição de estudante para trabalhador não é nada fácil.

A faculdade pode até nos ensinar muitas questões técnicas, mas na hora do “vamos ver” você percebe que, no fundo, todas as aulas não serão aquilo que vão ou não te colocar dentro de uma boa empresa.

Se você está apreensivo e com medo, aqui nós trazemos algumas dicas para te direcionar nesse momento tão complicado.

Terminei a faculdade: e agora? O que fazer?

Terminei a faculdade, o que eu preciso fazer?”, bem, primeiramente, é importante dizer que ter as melhores notas não será o seu ingresso para qualquer empresa.

É claro que isso é muito importante, mas o mercado de trabalho espera que o antigo aluno tenha demonstrado mais interesse em outras coisas, que são as atividades extracurriculares.

Quanto mais projetos participar, melhores serão os olhares dos recrutadores sobre você. E por que isso? Porque os projetos fazem os alunos aprenderem na prática e, além disso, mostra que eles são interessados em oportunidades.

Agora, se você estiver se perguntando “terminei a faculdade e não fiz muitas atividades. Não tenho chances?”. Não é bem assim, mesmo após a faculdade você pode fazer cursos, participar de workshops, treinamentos e coisas do gênero.

Uma coisa muito importante é: no início de carreira, abrace qualquer oportunidade e extraia o máximo dela (mesmo que o pagamento não seja bom).

A experiência conta muito e, inclusive, se você já terminou todas as suas matérias, mas ainda não pediu colação de grau, considere esperar mais um semestre para tentar encontrar um bom estágio.

Alunos que saíram da faculdade com esse tipo de experiência têm muito mais chances de conseguir uma vaga em empresas.

Desenvolvimento técnico não é o suficiente

É claro que o conhecimento técnico é importante, assim como se mostrar um bom aluno também pode ser considerado por alguns recrutadores, mas isso não é a única coisa que vai lhe garantir um emprego.

Se você está naquele limbo de “terminei a faculdade e não consigo emprego, mesmo com conhecimento técnico”, saiba que isso pode acontecer.

Não é nada raro recém-formados que possuam um currículo excelente, mas que não encontram oportunidades. O motivo? Não têm muita desenvoltura nas entrevistas.

Isso é realmente uma coisa difícil, mas é preciso saber se comportar nas entrevistas e dinâmicas para conseguir a vaga. Estude bastante, treine com os amigos e coisas do gênero, tudo é válido nesse momento!

Lembre-se de estudar bastante a empresa quanto às funções da vaga antes de ir para uma entrevista, você precisa mostrar que as suas habilidades dão match com a proposta.

Terminei a faculdade: aposte em dois cursos básicos

No mercado de trabalho há duas habilidades que são essenciais: inglês e Excel.

Mesmo que você não tenha sido o aluno de ouro, se dominar essas duas coisas estará à frente de muitos concorrentes. Estudar inglês é um processo contínuo e exige muito tempo, então a recomendação é começar o quanto antes.

Já o Excel você consegue aprender de forma mais rápida, em questões de semanas. Entretanto, quando falamos de DOMINAR EXCEL, refere-se a conhecer o programa de forma mais aprofundada.

A plataforma vai muito além de tabelas, gráficos e contas matemáticas. Com ela é possível desenvolver programas que auxiliem no dia a dia de uma empresa, possibilitando a otimização de processos.

 “Terminei a faculdade, e agora?”, a resposta é: comece Excel e esteja à frente da concorrência, pois o programa se aplica em qualquer área. Quer outra dica? Conheça o curso de Excel de Jhonny Lopes e comece os estudos já!

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.