Artigos Gerais jhonnylopes

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

A recolocação profissional é um passo muito importante para sua vida profissional e sempre que possível, ou necessário, é uma maneira de chegar mais próximo da sua realização.

A maioria das pessoas almeja crescer dentro de uma empresa e é necessário começar de algum lugar, não é mesmo? Dificilmente você entrará em uma companhia já com cargo de diretor ou gestor (só se tiver MUITA experiência).

O caminho mais “fácil” é crescer na empresa aos poucos, demonstrando um bom trabalho e abraçando todas as oportunidades boas que lhe aparecerem. Quer entender melhor sobre o assunto? Confira agora mesmo!

Recolocação Profissional

O que é recolocação profissional

Primeiramente, você sabe o que é recolocação profissional? É quando você muda de posição, seja na mesma empresa ou em outra. É um conceito muito usado quando você está exercendo uma função, mas é designado para outra.

Se você exerce um bom trabalho, provavelmente será direcionado para um cargo de maior responsabilidade e reconhecimento.

Às vezes é o funcionário que recebe essa oportunidade de se remanejar dentro da empresa, mas, muitas vezes, é ele mesmo quem pede essa mudança de posições.

Lembrando que nem sempre pode estar relacionado a um cargo melhor ou pior, mas apenas diferente. É comum olharmos para a organização da empresa e darmos conta de que nos encaixamos melhor em outro setor.

Nesses casos, a recolocação profissional é de extrema importância, pois você estará fazendo o melhor para você e para a empresa também.

Por você, porque irá trabalhar com algo que gosta mais e provavelmente desempenha melhor a sua função. E para a empresa porque ela ganha com a maior produtividade.

No caso de promoções, é sempre um pouco arriscado o funcionário pedir, mas se ele tem consciência de que faz um bom trabalho e há a oportunidade, então ter uma conversa franca com o superior pode dar certo.

Como conseguir uma boa recolocação profissional

Se você deseja passar por uma recolocação profissional é importante que isso não seja pedido sem argumentos à gerência.

Seja para um cargo acima ou para mudança de setor/função, é importante demonstrar nas suas atitudes que você merece a oportunidade que deseja. Para isso (e para se destacar de modo geral), confira algumas dicas:

  • Mostre no seu dia a dia que suas atitudes no trabalho condizem com o cargo que almeja
  • Seja responsável
  • Assuma os seus erros
  • Tenha bom relacionamento com todas as pessoas do seu trabalho e tente não fazer distinção do tratamento pensando nos cargos de cada um
  • Seja proativo
  • Tente entender todo o processo em qual trabalha
  • Seja comunicativo e tenha uma boa oratória
  • Cumpra seus prazos
  • Seja criativo
  • Busque agilidade, mas com competência

Aprimore seus conhecimentos

Uma dica para quem deseja recolocação profissional é apostar no aprimoramento de suas habilidades. O mercado está cada vez mais competitivo e se você não tiver um bom diferencial pode ficar para trás!

Dentre as habilidades mais requeridas em qualquer empresa, independente do setor, o Excel avançado é uma das principais. Isso porque essa ferramenta é muito robusta e com ela é possível organizar e otimizar processos.

A coleta de dados, formas de análise e coisas do gênero são perfeitamente executadas na plataforma, mas tudo isso é apenas pouca coisa do que o Excel realmente pode fazer.

Se você tiver o conhecimento nesse software e mostrar como ele pode ser útil no seu dia a dia profissional, muito provavelmente a sua realocação será para o lugar que almeja.

Então, comece do início para a sua recolocação profissional! Conheça os cursos de Excel de Jhonny Lopes, pois eles são acessíveis e um dos melhores do mercado. Tenha o melhor diferencial e explore as possibilidades profissionais.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.